Cristovam defende destinação de parte dos recursos do pré-sal para a educação



O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) defendeu, em discurso nesta terça-feira (1º), a destinação de parte dos recursos oriundos da exploração dos campos petrolíferos da camada pré-sal ao financiamento e aperfeiçoamento da educação nacional. O senador também se posicionou contrário ao regime de urgência pedido pelo governo federal para a tramitação dos quatro projetos que tratam da exploração do petróleo no pré-sal.

Cristovam Buarque considerou positiva a sugestão do governo de criar um fundo social com recursos do pré-sal para uso em educação, ciência, tecnologia, cultura e luta contra a pobreza. Porém, ressaltou, o melhor seria que parte desses recursos fosse vinculada diretamente à educação.

- A ideia do presidente é a de que esse dinheiro vá para um fundo, mas aí entram pedidos de projetos e cada um abocanha um pedaço. Se for assim, o risco é de um imenso desperdício de recursos - disse o senador.

Cristovam defendeu o "casamento" da federalização da educação com a vinculação direta de parte dos recursos do pré-sal ao setor, pela criação de um fundo específico. Os recursos desse fundo específico da educação, explicou o senador, deveria ir diretamente para o pagamento de professores, para o aperfeiçoamento das escolas e para manter os estudantes nas salas de aula, por exemplo.



01/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam defende destinação de 'royalties' para a educação por meio de projeto de lei

Cristovam defende uso de recursos dos 'royalties' em educação e tecnologia

Senadores defendem destinação dos recursos do pré-sal para a educação

Cristovam quer que presidente Lula assuma discussão sobre destinação dos recursos do pré-sal

Ângela Portela defende destinação de 10% do PIB para a educação

Inácio Arruda defende destinação de 10% do PIB para a educação