Cristovam diz que a verdadeira crise brasileira virá da má qualidade da educação



O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), em discurso no Plenário nesta segunda-feira (10), alertou para o risco que o Brasil corre de enfrentar uma grave crise, mas não pelo fato de deixar de arrecadar recursos caso a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prorroga a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) não seja aprovada. A verdadeira crise, frisou, virá como conseqüência da má qualidade da educação no país, detectada em pesquisas recentes e divulgada há alguns dias.

- Que futuro tem um país que está nesta posição, patinando, e não faz o dever de casa para sair dela? - indagou.

Cristovam cobrou um posicionamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não fez qualquer comentário a respeito da tragédia detectada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Os estudantes brasileiros tiveram péssimo desempenho no ranking mundial de educação, ficando a frente apenas de países como o Cazaquistão e o Catar em leitura, matemática e ciências. Cristovam perguntou por que o Congresso não instaurou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o fato, a exemplo do que ocorreu com a crise da aviação civil. O parlamentar lembrou ainda que o ministro da Defesa, à época do caos aéreo, foi demitido.

- Lula ignorou redondamente a crise educacional verificada nas últimas avaliações como se ele não tivesse nada haver com isso e o país não tivesse nada a perder com isso - protestou.

Cristovam ressaltou que, se o país não tiver uma massa de população educada com qualidade, não haverá mão-de-obra qualificada para trabalhar e o futuro estará ameaçado. Ele sugeriu a apresentação de um requerimento convidando o ministro da Educação, Fernando Haddad, para falar sobre os resultados da pesquisa no Senado.

Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) disse apoiar "a crítica e o lamento" do senador Cristovam. Já o senador Eduardo Suplicy (PT-S) sugeriu que o presidente Lula convoque o ministro da Educação e todas as pessoas envolvidas com o tema para tratar do assunto, visando "o resgate da qualidade da educação no Brasil".



10/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para Cristovam, verdadeira crise brasileira será na má educação

Cristovam: verdadeira libertação das domésticas virá com educação

Patriotismo exige educação de qualidade, diz Cristovam

Qualidade de vida é mais importante que o acúmulo de bens, indica Cristovam, ao analisar a crise internacional

Cristovam quer trabalhador lutando por educação de qualidade

Cristovam quer trabalhador lutando por educação de qualidade