Cristovam diz que o Estado brasileiro ‘vandaliza’ a vida da população
Discursando no Plenário do Senado no mesmo momento em que mais de 20 mil pessoas protestavam no gramado em frente ao Congresso Nacional, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) afirmou que o estado brasileiro "vandaliza" a vida da população. Enquanto o senador discursava, um pequeno grupo de manifestantes tentava invadir o Palácio do Itamaraty, a poucos metros do Congresso.
Na interpretação de Cristovam, os "ingredientes" do levante popular dos últimos dias foram acrescentados pouco a pouco pelos governantes: tolerância com a corrupção, impunidade, justiça morosa, voto secreto no Legislativo, analfabetismo, desigualdade social, prioridades equivocadas das políticas públicas, falta de transparência nos gastos públicos, transporte público caro e deficiente, baixos investimentos em saúde e educação, entre outros.
- Será que a gente não percebeu que um dia cairia a ficha de que o dinheiro gasto nos estádios saiu das escolas, dos hospitais? Será que alguém tinha dúvida de que um dia essa ficha iria cair na cabeça do povo, que iria perceber que pagou por um estádio em que não vai conseguir entrar para assistir a um jogo porque não tem dinheiro e que cada tijolinho dali significou um tijolinho a menos numa escola, num posto de saúde? – disse.
Para Cristovam, o Brasil está precisando de uma “revolução na política”, que envolveria a realização de uma verdadeira reforma política, que poderia ser feita com uma constituinte exclusiva para esse fim. Ele sugere também que os governantes passem a ter como prioridades absolutas a educação, a saúde, o transporte público e demais setores reclamados como essenciais pela população.
Em aparte, os senadores Pedro Simon (PT-RS) e Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) apoiaram o pronunciamento do colega.
20/06/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Debate ressalta necessidade de APP urbana proteger a vida da população
"VITRINE DO DF" EXPÕE PROJETOS QUE GARANTEM QUALIDADE DE VIDA À POPULAÇÃO
Seade: Estudo aponta melhorias nas condições de vida da população paulista.
Wellington Dias atribui reivindicações da população a melhoria nas condições de vida
Rollemberg quer população mais presente na vida política do país
Walter Pinheiro diz que melhoria de vida da população é marca do governo petista