Cristovam diz que retirou assinatura da CPI porque acordo de líderes foi rompido



O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) voltou a explicar, nesta segunda-feira (18), por que retirou sua assinatura do requerimento de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras. Ele reiterou que a decisão foi tomada após o rompimento do acordo de líderes feito na quinta-feira passada. Esse acordo - do qual o PSDB não fez parte - previa que, antes de se decidir pela abertura da CPI, o Senado ouviria o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli.

- Qual não foi a minha surpresa ao saber que aquele procedimento responsável e sério [o acordo] tinha sido deixado de lado - declarou Cristovam.

O senador ressaltou que a Petrobras tem de prestar esclarecimentos sobre as diversas denúncias de irregularidades que há contra a estatal, mas também argumentou que isso poderia ocorrer por meio da audiência pública prevista no acordo de líderes.

- E se as perguntas dos senadores forem esclarecidas pelo presidente da Petrobras [dispensando, assim, a necessidade de CPI]? - questionou ele.

Cristovam disse que uma audiência pode se estender por várias horas, para que os parlamentares tirem suas dúvidas, mas que ainda assim não duraria mais que um dia - em contraste com uma CPI, que pode durar meses. Ele argumentou que, mesmo que ao fim de uma CPI nenhuma suspeita venha a ser comprovada, "poderá haver prejuízos para a Petrobras, como a queda das ações" da empresa.

O senador disse ainda que sua decisão não foi influenciada pelo governo - que tentou reverter a abertura da CPI até a noite da sexta-feira passada.

- O governo não me deve nada por isso. Assinei com a mesma convicção com a qual retirei [a assinatura]. Sei que é um gesto de grande desgaste - disse.



18/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam diz que retirou assinatura da CPI porque acordo de líderes foi rompido

Heloísa diz que PT vai divulgar nomes de quem retirou assinatura para instalação de CPI

Cristovam diz que vota com governo porque teve garantia de políticas sociais

Cristovam retira assinatura de requerimentos de abertura da CPI da Petrobras

Cristovam retira assinatura para criação da CPI da Petrobras

Cristovam questiona assinatura de contrato do DF com Cingapura em apenas 13 dias