Cristovam elogia MST por atenção à educação



Ao atribuir o baixo aproveitamento das universidades brasileiras no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) à qualidade ruim do ensino básico, o senador Cristovam Buarque elogiou iniciativas de grupos que procuram "preencher a lacuna deixada pelo Estado". Nesse sentido, afirmou que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) dá um "exemplo de compromisso com a educação".

Em pronunciamento nesta quinta-feira (14), Cristovam disse ter visitado escola montada no acampamento do MST em Brasília, onde o movimento realiza seu 5º Congresso Nacional, para atender temporariamente a 1.500 crianças.

- Vejo que está se gestando uma nova bandeira no Movimento dos Sem Terra, a bandeira da educação. Em breve, eles gritarão que 'terra é escola'; é o caminho para revolução - disse.

O senador afirmou acreditar que, em poucos anos, o MST poderá anunciar que seus acampamentos são territórios livres do analfabetismo. Ele também chamou a atenção para a participação de centenas de jovens do movimento em cursos universitários do Brasil e do exterior. Para Cristovam, essa preocupação com o aperfeiçoamento é fundamental, num contexto em que os "operadores" do mundo digital substituem os "operários".

- No MST, é raro aquele que não participa de algum tipo curso de formação, treinamento, qualificação. É um exemplo de que, quando a liderança quer, é possível fazer - observou.



14/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Em homenagem a pedagogos, Cristovam pede mais atenção à educação de base

Cristovam elogia Lula pelo PAC da Educação

Cristovam elogia discurso de Lula na ONU e sugere cúpula mundial da educação

Cristovam elogia edição especial do Jornal do Senado sobre educação

Rubem Figueiró elogia proposta de Cristovam de federalização da educação básica

Cristovam elogia o Catar pela criação de prêmio internacional para área da educação