Cristovam homenageia dom Hélder Câmara



Em pronunciamento nesta quarta-feira (19), o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) prestou homenagem ao arcebispo emérito de Olinda e Recife, dom Hélder Câmara, pela passagem do 8o aniversário de sua morte, no dia 27 de agosto.

Para Cristovam, a importância de dom Hélder, o "santo rebelde", explica-se pela sua capacidade de projetar novos rumos para o Brasil. O religioso, de acordo com o parlamentar, compreendia o sentimento do povo e lutava pela emancipação dos mais pobres, sem, para isso, cometer o equívoco do assistencialismo.

- Dom Hélder soube compreender que não basta crescer, mas que é preciso, também, fazer o país grande - disse o senador.

Dom Hélder Câmara nasceu em Fortaleza (CE), em 1909. Destacou-se pela defesa dos direitos humanos, especialmente durante a ditadura militar, como destacou o senador José Nery (PSOL-PA), em aparte.

- Dom Hélder foi um dos idealizadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e de vários projetos de largo alcance social, como a Comissão de Justiça e Paz. Também foi um dos grandes responsáveis pelo processo de renovação da Igreja Católica no Brasil e na América Latina. Foi, por fim, um dos filhos mais notáveis do Nordeste - afirmou Nery.

Os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e Cícero Lucena (PSDB-PB) também se associaram à manifestação de Cristovam.



19/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam homenageia Dom Hélder Câmara

Senado homenageia Dom Hélder Câmara

Senado homenageia Dom Helder Câmara com sessão, exposição e exibição de documentários

Cristovam relembra lições de vida deixadas por D. Hélder

Encerrada homenagem a Dom Helder Câmara

CARLOS WILSON HOMENAGEIA 0S 90 ANOS DE DOM HELDER