Senado homenageia Dom Helder Câmara com sessão, exposição e exibição de documentários
Se estivesse vivo, Helder Pessoa Câmara teria completado 100 anos no dia 7 de fevereiro passado. Natural de Fortaleza, Dom Hélder Câmara, foi consagrado como bispo auxiliar do Rio de Janeiro em 1952, mesmo ano em que foi nomeado bispo. Nesta quarta-feira (29), às 14h, Dom Helder será homenageado pelo Senado. A homenagem foi proposta pelos senadores Cristovam Buarque (PDT-DF), Inácio Arruda (PCdoB-CE) e Tasso Jereissati (PSDB-CE).
Durante a sessão ocorrerá o lançamento da reedição do livro Dom Helder: O artesão da paz - organizado por Raimundo Caramuru Barros e Lauro de Oliveira - e a obliteração de selo alusivo à data. O livro reúne alguns dos principais pronunciamentos feitos pelo arcebispo, precedidos de um ensaio que detalha traços de sua personalidade e do seu carisma.
Imediatamente após a homenagem em Plenário, será realizada, no Salão Branco, a abertura da exposição Dom Helder Câmara: Memória e profecia no seu centenário - 1909/2009. A exposição estreou na França, organizada pela Associação Dom Helder/Memoire et Actualité (Paris-Bruxelles) e pelo Centre Spirituel de Hautmont, com curadoria de José de Broucker.
No Brasil, foi promovida pela Universidade Cândido Mendes (Rio de Janeiro), Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade (Petrópolis), Instituto Dom Helder Câmara (Recife) Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (São Paulo), Pontifícia Universidade Católica (Rio de Janeiro) e Paulinas Editora (São Paulo). A exposição, que permanecerá em cartaz até o dia 14 de maio, reúne fotografias e textos contando a vida e retratando parte das ideias de Dom Helder.
À noite, às 19h, ocorrerá a pré-estreia do documentário Dom Helder Câmara: O santo rebelde, dirigido por Erika Bauer, no Auditório Petrônio Portella. A classificação indicativa do filme é livre e a entrada é grátis. O filme resgata a trajetória do padre diocesano que se tornou cidadão do mundo ao dedicar-se a defender o Cristianismo como ferramenta eficaz de conscientização dos povos contra a injustiça social.
Finalizando a série de homenagens, a TV Senado apresenta no próximo sábado (2), às 20h30, o documentário Dom Helder - Pastor da liberdade, de Marcos Cirano, Ciro Rocha e César de Almeida. O documentário reconstitui a perseguição da ditadura militar ao religioso, então arcebispo de Olinda e Recife. Também retrata a sua atuação na luta pela liberdade, enfocando o enfrentamento Igreja/Estado no Nordeste Brasileiro.
Roberto Homem / Agência Senado
28/04/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado homenageia Dom Hélder Câmara
Senado inicia sessão para entrega da comenda Dom Helder Câmara
Senado inicia sessão especial para conferir Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara
Cristovam homenageia dom Hélder Câmara
Cristovam homenageia Dom Hélder Câmara
Senado homenageia vítimas do Holocausto com sessão especial e exposição