Cristovam lamenta queda no número de interessados em ingressar no Magistério
Ao discursar nesta terça-feira (10), o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) lamentou que, de acordo com o Censo Escolar 2008, o número de jovens brasileiros que optam pela carreira de Magistério esteja diminuindo.
- O que significa a redução no número de pessoas, jovens especialmente, que procura a carreira do Magistério? Significa a diminuição no número de professores, significa a redução na qualificação dos professores. O que está ocorrendo é um processo de hemorragia; o Brasil vive um processo de hemorragia - disse.
A falta de professores qualificados, afirmou o senador, reduz a qualificação dos alunos, aumentando o número de alunos por sala de aula, fechando disciplinas para as quais não há professores.
- É uma hemorragia da capacidade intelectual do país - insistiu o parlamentar.
Cristovam também lamentou a alta evasão escolar do país, que leva milhares de crianças e adolescentes a abandonar os estudos. Ele propôs, ainda, a criação de uma entidade que planejaria e organizaria a distribuição das vagas nas universidades e faculdades brasileiras de acordo com as necessidades do país.
Em aparte, o senador Gerson Camata (PMDB-ES) elogiou o pronunciamento do colega e concordou que a área da educação no país merece mais atenção e investimentos por parte dos governos.
10/02/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mão Santa lamenta queda no número de alunos que concluem ensino básico no Brasil
Cristovam defende adoção da carreira nacional do magistério
Luiz Henrique lamenta desinteresse de jovens pelo magistério
Cristovam comemora 20 anos do ECA pedindo implantação de uma carreira nacional do magistério
Cristovam sugere impeachment de prefeitos e governadores que não pagam piso do magistério
Número de sequestros em São Paulo tem queda recorde