Cristovam pede projeto de longo prazo para investimento em educação com recursos do pré-sal



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deveria convidar todos os líderes nacionais, desde a base governista até a oposição, os ex-presidentes da República e as lideranças intelectuais de todas as áreas do conhecimento para a elaboração de um pacto em torno de investimentos de longo prazo em educação com recursos da exploração do petróleo localizado na camada pré-sal. Essa foi a sugestão feita pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF), em discurso nesta quinta-feira (28).

- Que o presidente Lula coordene um trabalho, um grande pacto nacional sobre o que fazer com a chance que o Brasil está tendo agora. E esse pacto não tem sentido se for apenas de alguns, ainda mais se forem só do governo. O pacto só existe quando a gente põe junto os a favor e os contra, os que representam todos os 180 milhões de brasileiros - disse.

O senador comunicou sua participação na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, no Palácio do Planalto, pela manhã, quando o presidente Lula falou sobre a "realidade brasileira e as projeções para o futuro do país", e se disse emocionado ao ouvir o destaque dado por Lula aos investimentos em educação. Cristovam explicou que a Irlanda foi a pioneira nesse tipo de projeto: ao entrar para a Comunidade Européia, o país elaborou um plano estratégico para a educação que perpassou vários governos e não foi modificado.

- É preciso um projeto que atravesse os próximos governos, que dure trinta ou quarenta anos, mas que não mudemos alguns compromissos fundamentais - afirmou.



28/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lucro mostra que Petrobras é um bom investimento a longo prazo, diz Gabrielli

Cristovam Buarque diz que o Brasil precisa estabelecer metas de longo prazo

Cristovam critica ‘euforia cega’ com economia e defende planejamento de longo prazo

Renan Calheiros pede política de longo prazo para o etanol

Cristovam pede devolução de prestígio e de recursos à educação

Casildo Maldaner pede ações de longo prazo para estimular crescimento