Cristovam: por temer corrupção de políticos, brasileiro é contra imposto sobre grandes fortunas




As reações a pronunciamento feito na quinta-feira (25) pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF) propondo estudo para taxar grandes fortunas no Brasil mostram que os brasileiros preferem que os recursos continuem com os "mega ricos" do que "nas mãos de políticos corruptos". O relato foi feito com preocupação pelo próprio senador, em discurso da tribuna nesta sexta-feira (26).

Cristovam propõe que se estude a possibilidade de adoção, no Brasil, de imposto sobre a renda e o patrimônio da parcela mais rica da população brasileira, a exemplo do que vem ocorrendo na França e nos Estados Unidos, onde os donos de grandes fortunas têm se mostrado favoráveis à medida.

- As manifestações contrárias que recebi não são em defesa dos muito ricos, mas uma desconfiança em relação ao Estado brasileiro, em relação a seus dirigentes, que somos nós: a presidenta Dilma, seus ministros, os partidos e seus presidentes - afirmou.

De acordo com o parlamentar, as manifestações mostram que há grave risco para a democracia e evidenciam a falta de credibilidade em relação àqueles que dirigem o país.

Mesmo com as reações contrárias, Cristovam manteve sua proposta de estudo sobre a viabilidade da taxação sobre as grandes fortunas. Conforme explicou, os críticos da medida argumentam que a Receita Federal não teria capacidade de implementar a arrecadação especial e também questionam o desejo dos ricos brasileiros de contribuir para o enfrentamento da crise fiscal.

E frente ao temor de desvio da nova arrecadação, ele sugeriu que os recursos "não entrem na vala comum sujeita à corrupção", mas que sejam vinculados a um fundo de financiamento da educação.

- Vou insistir nesse estudo, na Comissão de Assuntos Econômicos, copiando o patriotismo e a competência de empresários de outros países, que eu gostaria de ver replicado dentro do nosso país - reforçou.



26/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam quer que Senado volte a discutir imposto sobre grandes fortunas

PT APÓIA IMPOSTO SOBRE GRANDES FORTUNAS, DIZ SUPLICY

PT APÓIA IMPOSTO SOBRE GRANDES FORTUNAS, DIZ SUPLICY

Suplicy defende imposto sobre grandes fortunas

ACM PODERÁ APOIAR IMPOSTO SOBRE GRANDES FORTUNAS

Proposta de criação de imposto sobre grandes fortunas é rejeitada