Cristovam propõe a políticos que carreguem as bandeiras de Jefferson Péres



Entre as muitas alegrias e frustrações que viveu no Senado, Cristovam Buarque (PDT-DF) ressaltou, nesta terça-feira (26), a experiência feliz do convívio com seu companheiro de partido, o senador Jefferson Péres (AM), morto há um ano. Durante discurso pronunciado na sessão plenária de homenagem à memória de Peres, o parlamentar pelo Distrito Federal relembrou, ainda, a campanha eleitoral que dividiram em 2006 - Cristovam como candidato a presidente da República e Peres, seu vice.

- Essa é uma das alegrias que eu levarei. Esse é um dos pontos que eu deixarei nítido, claro entre aqueles que eu posso dizer: valeu a pena ter passado pelo Senado - afirmou Cristovam Buarque.

Fazendo um contraponto ao discurso do senador Pedro Simon (PMDB-RS), Cristovam, disse que a melhor homenagem a um político como Jefferson Péres, antes de tornar obsoletas as bandeiras pelas quais ele lutou, é "carregar as mesmas bandeiras enquanto elas não forem obsoletas".

O parlamentar do DF observou que muitos políticos perderam suas plataformas de luta em função da superação de ideologias. As de Jefferson Péres, no entanto, continuariam atuais e necessárias.

Entre as causas nas quais o senador amazonense baseava sua atuação, Cristovam mencionou quatro em especial: a defesa da moralidade pública; a luta em prol da soberania nacional; o empenho na derrubada da barreira que separa ricos e pobres; e a intransigência na manutenção de princípios.

Jefferson não fazia concessões àquilo que tocava os seus princípios. Quando era preciso defender propostas impopulares, vinha para aqui defendê-las com a mesma firmeza como defendia algumas que são populares - recordou Cristovam Buarque, citando como exemplo a pregação de Jefferson Péres pela responsabilidade fiscal.

Em aparte, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), solidarizou-se com o Cristovam pela afirmação de que o parlamentar amazonense "deixou um exemplo para a juventude".

- Quero apenas fazer um pequeno adendo e dizer que não somente para a juventude, mas para todos os brasileiros. Por aqui passaram centenas e centenas de políticos, mas poucos marcaram definitivamente a sua presença. O senador Jefferson Péres, sem dúvida alguma, marcou a sua passagem e incluiu-se história do Senado pelo seu comportamento, pela sua dedicação, pela sua cultura e pelo seu espírito público - assinalou Sarney.



26/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Nery: "Que o exemplo de Jefferson Péres inspire os políticos brasileiros"

Jefferson Péres diz que escândalos de corrupção reforçam desprezo da população pelos políticos

Cristovam destaca o valor moral de Jefferson Péres

Cristovam destaca rigidez de comportamento e firmeza do discurso de Jefferson Péres

Jefferson propõe amplo entendimento entre partidos políticos

JEFFERSON PERES PROPÕE DEBATE SOBRE PARLAMENTARISMO