Jefferson Péres diz que escândalos de corrupção reforçam desprezo da população pelos políticos



O senador Jefferson Péres (PDT-AM) afirmou nesta terça-feira (22), em Plenário, que a prática de desvio de dinheiro público ajuda a reforçar o desprezo que a população cultiva em relação à classe política. O senador pelo PDT do Amazonas também lamentou a indiferença da população em relação aos casos de corrupção, a exemplo do que vem sendo apurado pela Operação Navalha, da Polícia Federal, que desarticulou uma suposta quadrilha que fraudava licitações para a realização de obras públicas.

- Cada vez me desencanto mais com a situação em que vivemos, com a relação promíscua entre empresários e políticos, entre o Executivo e o Legislativo, o loteamento e a luta por cargos públicos. Fico me perguntando: por que alguém há de querer o Dnit [Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte]? Deve ser para roubar. Por que querem os ministérios de maiores recursos? De ser para desviar dinheiro público - disse.

Em seu pronunciamento, Jefferson Péres afirmou que a população mais pobre condena a prática do desvio de dinheiro público, mas infelizmente não consegue associá-la às dificuldades que a afligem diariamente, como o mau atendimento nos hospitais e a má qualidade do ensino. O assunto é abordado pelo senador no artigo "Corrupção é crime hediondo", que foi lido por ele em Plenário e será publicado nos próximos dias pela imprensa do Amazonas.

- Creio que essa indiferença se deve a dois motivos: a descrença na efetiva punição dos poderosos, que raramente pagam pelos seus crimes, e na falta de percepção, pela maioria, de que a corrupção é uma das causas dos problemas que enfrentam no dia-a-dia - disse.

Em trecho do artigo, Jefferson Péres afirma que "as pessoas mudariam radicalmente de atitude, deixariam de ser passivas, reagiriam indignadas e jamais votariam num político notoriamente corrupto, se tivessem a clara percepção de que o furto de dinheiro público, além de moralmente repulsivo, é também um crime hediondo, porque em grande parte responsável pela desgraça de milhões".

"Todos, ou quase todos, aplaudem a forma republicana como age a Polícia Federal, ao algemar e prender suspeitos de corrupção, sem poupar ninguém, a mostrar que todos são iguais perante a lei. Restam aos que a aplaudem, já que não têm algemas, usar seus votos para punir e banir da política os ladrões de dinheiro público", afirma Jefferson Péres no artigo.

22/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jefferson Péres diz que escândalos envolvendo os três poderes 'são deprimentes'

Nery: "Que o exemplo de Jefferson Péres inspire os políticos brasileiros"

Cristovam propõe a políticos que carreguem as bandeiras de Jefferson Péres

Jefferson Péres quer esclarecimentos sobre denúncias de corrupção no Ministério dos Transportes

Investigação de escândalos políticos pela imprensa é debatida em audiência na CMA

Alvaro Dias apresenta 'mapa da corrupção' e lamenta sucessão de escândalos no governo federal