Cristovam propõe criação de datas dedicadas à leitura e à literatura



Está em exame na Comissão de Educação (CE) o projeto de lei que institui o Dia Nacional da Leitura e a Semana Nacional da Literatura. De acordo com o PLS 539/07, apresentado pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e que tem como relator o senador Marco Maciel (DEM-PE), a data de incentivo à leitura será o dia 12 de outubro e a semanaserá celebrada no período em que cair o dia da leitura.

Na justificativa do projeto, o senador pelo DF, que preside a CE, diz que o objetivo da proposta é familiarizar a sociedade brasileira, sobretudo as crianças, com a produção literária do país, por intermédio de uma semana especialmente dedicada à literatura e de um dia devotado à leitura. "Ambas as celebrações estarão associadas tanto no calendário quanto nas atividades a serem programadas, com o intuito de conferir merecida visibilidade à criação literária e à leitura, fundamentais na formação de todo cidadão" - defende Cristovam Buarque.

O senador lembra, ainda, que a escolha do Dia Nacional da Leitura na mesma data dedicada à criança foi proposital. "O 12 de outubro, além de marcar a festividade já consagrada no Brasil, abrigará, também, o Dia Nacional da Leitura, com a intenção de enfatizar a importância do cultivo do amor aos livros desde a infância".



25/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam propõe a criação de uma comissão permanente de inquérito

Cristovam propõe criação do Programa Cesta Básica do Livro

Cristovam propõe criação de ministério para tratar da educação de base

João Pedro destaca Semana Nacional da Leitura e da Literatura

Exposição Bichos na Literatura está em cartaz no Espaço de Leitura do Fussesp

Literatura: "São Paulo: Um Estado de Leitores" abre Sala de Leitura no Conjunto Hospitalar de Soroca