Cristovam quer cientistas nas escolas de educação de base



O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) anunciou, nesta quinta-feira (14), que apresentará um projeto de lei obrigando todo bolsista de pós-graduação de órgão público a dedicar quatro horas semanais a palestras sobre ciências nas escolas de educação de base. O senador disse que a ideia surgiu a partir da exposição do professor do Dartmouth College (New Hampshire, EUA), Marcelo Gleiser, no Seminário Caminhos para a Inovação. O evento, promovido pela Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, abordou os desafios do Brasil para o setor de Ciência e Tecnologia e direcionou caminhos que serão trilhados para a inovação do setor.

Cristovam disse que o evento foi “um dos mais interessantes e criativos” promovidos pelo Senado dentro das atividades das comissões. Ele ressaltou que as manifestações dos participantes mostraram claramente a diferença entre a visão dos cientistas brasileiros e a dos funcionários de órgãos públicos de ciência e tecnologia.

Cristovam disse que enquanto os cientistas demonstraram ambição e fizeram propostas concretas acerca do que é preciso fazer para o Brasil avançar em Ciência e Tecnologia, os funcionários preferiram falar sobre o que foi feito e quanto já foi gasto na área.

- Eu pedi aos dirigentes de órgãos e eles não conseguiram dar propostas concretas, então a gente fica só na euforia de que o Brasil hoje está melhor que antes.

O senador Vital do Rego, autor da proposta do seminário, e Luiz Antonio Elias, secretário-executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, também participaram do evento.



14/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam defende federalização da educação de base

Cristovam Buarque defende a federalização da educação de base

Cristovam Buarque defende federalização da educação de base

Cristovam volta a pedir investimento na educação de base

Cristovam propõe fundo para educação de base com recursos do pré-sal

Cristovam Buarque defende federalização da educação de base em audiência