Cristovam volta a pedir investimento na educação de base



Durante audiência pública realizada nesta quinta-feira (21) pela Comissão de Educação (CE) destinada a debater propostas para o ensino brasileiro e o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) voltou a afirmar que melhorar a educação básica é a primeira condição para que o país tenha uma universidade de qualidade.

VEJA MAIS

- De nada adianta governos canalizarem recursos para a universidade sem melhorar a educação de base. É jogar dinheiro fora - advertiu Cristovam Buarque.

O senador, que preside a CE, também pediu a adoção de políticas educacionais destinadas a melhorar especificamente o ensino médio brasileiro.

Defensor de uma revolução na educação - com escola de qualidade, em tempo integral, e melhores salários para os professores - Cristovam anunciou, na reunião, que criará o movimento "Educação Já", a exemplo do que ficou conhecido, na década de 1980, como o "Diretas Já", campanha que tomou conta do país em defesa das eleições diretas para presidente da República.

Problemas

O senador Wilson Matos (PSDB-PR) concordou com Cristovam Buarque e disse que o Brasil "nunca levou a educação a sério". Para ele, sem uma educação de alto nível, o país não terá desenvolvimento sustentável.

Wilson Matos, que é professor,observou que a educação brasileira enfrenta dois graves problemas, o estrutural e o cultural. O estrutural, segundo ele, está ligado à própria infra-estrutura física das escolas, incluindo as más condições dos estabelecimentos de ensino, "culminando até com a falta de papel higiênico". O cultural, explicou Wilson Matos, refere-se ao que classificou de "sociedade desinformada", em que a população não estaria acostumada a ler, incluindo jornais e revistas.

- Precisamos converter a sociedade ao conhecimento - salientou Wilson Matos.

O parlamentar, ainda, condenou os gastos com os Jogos Pan-Americanos, orçados em R$ 3,5 bilhões, apenas em uma cidade, o Rio de Janeiro. Com esse dinheiro, notou Wilson Matos, daria para construir dezenas de quadras poliesportivas pelo país afora, o que atenderia à população, especialmente a mais carente.



21/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam volta a pedir "choque social"

Cristovam volta a pedir que Renan se licencie do cargo

Cristovam vai pedir novamente uma CPI da Educação

Paim critica falta de investimento na educação de base

Cristovam defende federalização da educação de base

Cristovam quer cientistas nas escolas de educação de base