Cristovam quer que o Brasil imite o Catar e use recursos do petróleo em educação
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) fez um apelo em Plenário, nesta quarta-feira (26), para que o Brasil observe a experiência do Catar - um dos país de maior produção mundial de petróleo per capita - que nos últimos dez anos, tem sido, conforme afirmou, um exemplo do que fazer com os recursos do petróleo.
Cristovam explicou que o catar criou uma fundação nos moldes do fundo proposto por ele e pelo senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), voltado para o desenvolvimento da educação, da ciência e da comunidade. Assim, o governo daquele país tem canalizado recursos do petróleo para transformá-lo em um centro de geração de saber e de conhecimento.
Cristovam disse que mesmo havendo uma melhor distribuição dos recursos dos royalties do petróleo entre os estados brasileiros com a aprovação do PLS 448/2011, "pode restar pouco no futuro, se tais recursos forem desperdiçados no presente".
Nobel da educação
Cristovam Buarque mencionou ainda iniciativa da organização Wise, ligada à Fundação Catar, que realiza anualmente uma cúpula mundial pela inovação em educação, com a participação de cerca de mil pessoas, para anunciar o "Prêmio Nobel" em educação.
- Esse pequeno país se transforma em centro mundial de propagação da educação no mundo inteiro. Façamos como o Catar, apliquemos em educação porque assim construiremos um futuro melhor para o Brasil - concluiu.
26/10/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cristovam Buarque quer recursos do petróleo e etanol para a educação
Cristovam elogia o Catar pela criação de prêmio internacional para área da educação
Cristovam Buarque quer presidente Lula à frente de debate nacional sobre destino de recursos do petróleo
Randolfe Rodrigues quer recursos do petróleo investidos exclusivamente em educação
Tasso quer criar fundo de educação básica com recursos da exploração de petróleo
Cristovam Buarque quer que recursos dos 'royalties' seja usado em educação e inovação