Crivella propõe que crimes de milícia sejam investigados pela Polícia Federal
A Polícia Federal poderá ser a responsável pela investigação dos crimes praticados por organizações paramilitares e milícias armadas, quando esses crimes forem praticados por agente pertencente a órgão de segurança pública estadual. É o que propõe projeto de lei do Senado (PLS 548/2011), de autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ).
O projeto, que preserva a competência da Justiça estadual para o processamento e julgamento dos delitos, está aguardando indicação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
Na justificativa do projeto, o autor lembra que as milícias cobram pela segurança das pessoas e dos estabelecimentos comerciais nas comunidades onde atuam. Crivella ressalta que, normalmente, esses grupos atuam dentro de comunidades carentes e com poucos recursos.
Além disso, diz o senador, as milícias controlam os serviços de distribuição de água, gás, transporte alternativo e até mesmo serviços de TV por assinatura. Segundo Crivella, policiais e investigadores honestos, alguns dos quais residem justamente nas comunidades exploradas e extorquidas pelas milícias, acabam por se tornar as maiores vítimas desse esquema criminoso.
O senador também argumenta que as milícias já seduziram boa parte dos integrantes das forças de segurança pública. "Em um único batalhão da polícia militar fluminense, recentemente foi constatado o envolvimento de quase metade da corporação com as milícias", lamenta. Segundo o senador, diante de tamanho envolvimento dos próprios soldados e servidores com as milícias, as investigações e ações policiais não deveriam ser executadas pelas autoridades locais.
Na visão de Crivella, não resta alternativa, se não atribuir à Polícia Federal a incumbência de investigar os crimes cometidos por essas organizações criminosas. "Somente assim a atuação desses grupos pode ser combatida de maneira eficaz", diz o senador.
23/01/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Crimes praticados por milícia poderão ser investigados pela Polícia Federal
Jobim quer que crimes contra direitos humanos sejam tratados pela alçada federal
CPI PEDE QUE CINCO ENVOLVIDOS SEJAM OUVIDOS PELA POLÍCIA FEDERAL NO AM
Turismo exonera servidores investigados por operação da Polícia Federal
CPI propõe lei para agilizar acesso da polícia a dados de internautas investigados por pedofilia
Polícia Federal pode conduzir investigados por abuso sexual em Niquelândia à CPI da Pedofilia, afirma Magno Malta