Crivella propõe que postos de gasolina não vendam bebidas alcoólicas



O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) pediu, nesta quarta-feira (19), a aprovação de duas propostas de sua autoria: a que proíbe a venda de bebidas alcoólicas em postos de gasolina e a que regulamenta a propaganda de cervejas. Ele lembrou que estamos na semana do trânsito e que muitos acidentes estão relacionados com o consumo exagerado dessas bebidas.

- Cada lojinha de conveniência se tornou um bar. No Brasil se vendem bebidas alcoólicas em todos os lugares - afirmou o parlamentar, lembrando que 60% dos 200 casos anuais de afogamento no Rio de Janeiro têm como uma de suas causas o abuso de bebidas.

Outra proposição do parlamentar revê a classificação da propaganda de cerveja no Brasil. Segundo ele, a cerveja é considerada, na legislação, como refrigerante.

Crivella criticou as propagandas de bebidas também pelo fato de estarem "sempre associadas ao sucesso, ao glamour, à beleza, parecendo que consumo de álcool é imprescindível para pessoas terem sucesso na vida". Disse que, em vez disso, os rótulos das bebidas alcoólicas deveriam contar "os vícios, os lares destruídos, o desemprego, a primeira porta para cometer o crime".

O parlamentar lastimou que os brasileiros comecem a beber em idade cada vez mais precoce. Lamentou também a coincidência de nomes, já que refrigerantes e cervejas trazem a mesma marca, que para ele devem ser diferentes.

Em aparte, o senador Magno Malta (PR-ES) afirmou que, para cada 50 viciados em cocaína recuperados, há apenas um alcoólico.



19/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Crivella defende a proibição de venda de bebidas alcoólicas em postos de gasolina

CCJ aprova fim de venda de bebidas alcoólicas em postos de gasolina

CCJ analisa projeto que proíbe consumo de bebidas alcoólicas em postos de gasolina

Justiça veta trabalho de menores em locais que vendam bebidas alcoólicas no DF

CCJ analisa proibição de bebidas alcoólicas em postos de combustíveis

Postos de combustíveis poderão ser proibidos de vender bebidas alcoólicas