Crivella quer criar frente parlamentar para elaborar política de pleno emprego



O senador Marcelo Crivella (PL-RJ) propôs nesta terça-feira (19) a criação de uma frente parlamentar para a elaboração de uma política pública de pleno emprego. O objetivo é que o Congresso tenha acesso ao esforço de economistas, cientistas sociais, cientistas políticos e imprensa para popularizar e dar transparência aos processos econômicos que "estão levando ao retrocesso e à degradação de nossa economia e de nossa sociedade, com a espoliação predatória a que está sendo submetida a maioria do povo pelo capital financeiro especulativo interno e internacional".

Crivella disse que, caso seja criada, a Frente Parlamentar pelo Pleno Emprego poderá elaborar um anteprojeto de Lei de Pleno Emprego, inspirado numa iniciativa semelhante do Congresso dos Estados Unidos em 1946, depois reforçada por outra lei de teor similar, de 1978.

- Com isso deixaremos claro que não pretendemos estabelecer uma plataforma de discussões abstratas - afirmou.

Para o senador, a política econômica do governo Luiz Inácio Lula da Silva criou uma crise sem precedentes, que gerou alto desemprego e colocou em risco a estabilidade social e política do país. Como solução para o problema, Crivella sugeriu que o governo faça o que outros países fizeram para reverter situações ainda mais dramáticas: aceitar o desafio de enfrentar privilégios e colocar o bem comum acima dos interesses de grupos e de classes.

- O que impede o atual governo de tomar esse caminho de prosperidade que recomendamos é a pressão da alta finança, traduzida nos fetiches ideológicos do neoliberalismo, sobretudo os relacionados com a dívida pública. Se iniciarmos a retomada com um ligeiro aumento da dívida pública e da relação dívida/PIB, logo teremos, por força do próprio aumento do produto, um aumento também da arrecadação tributária, sem aumento de carga, que reduzirá a própria necessidade de fazer mais dívida - assinalou.

O senador Mão Santa (PMDB-PI) lembrou passagem bíblica e disse que não se pode servir a dois senhores.

- Esse governo do PT está servindo ao dinheiro, aos bancos e ao FMI. O PT desvalorizou o trabalho e o trabalhador - disse.



19/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Crivella lança Frente Parlamentar por Política de Pleno Emprego

Crivella abre I Fórum Parlamentar do Pleno Emprego

Crivella dirigirá o I Fórum Parlamentar do Pleno Emprego

Frente Parlamentar pelo Pleno Emprego condena privatização da Previdência

Paim quer criar frente parlamentar do pré-sal e da Previdência

Ricardo Santos quer criar Frente Parlamentar em defesa da Rádio MEC