Crivella registra entrega do título de Cidadão Goianiense ao vice-presidente José Alencar
O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) registrou em Plenário, nesta quinta-feira (23), a entrega, pela Câmara Municipal de Goiânia, do título de Cidadão Goianiense ao vice-presidente da República José Alencar, membro de seu partido.
Crivella lembrou a trajetória de José Alencar, de menino pobre de Muriaé (MG), passando pelo jovem que "pelas manhãs abria a porta do seu armarinho", até o "grande empresário humanitário que respeita seus funcionários". Afirmou que, em José Alencar, a dignidade da vida pública é "elevada à categoria da santidade de um dogma", esalientou sua "inflexível resolução" de lutar pelos valores perenes da pátria e sua paixão pelo dever".
Pescadores
Crivella também leu carta que recebeu dos pescadores de Angra dos Reis com um apelo à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e ao presidente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Bazileu Alvez Margarido Neto, para que o governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Aqüicultura e Pesca, inicie um processo de licenciamento das embarcações e emissão de documentação para os pescadores que atuam na Baía da Ilha Grande, especialmente aqueles que trabalham com a sardinha e o camarão.
Os pescadores ressaltam que o último recadastramento de pescadores na região foi feito em 1989 e que, desde então, não houve possibilidade de emissão de novas licenças. Com isso, observam, o setor na Baía da Ilha Grande sequer tem a possibilidade de se legalizar.
O senador pelo Rio de Janeiro pediu à ministra e ao presidente do Ibama que promovesse uma reunião com os pescadores, os vereadores e com o Prefeito de Angra dos Reis, da qual ele poderia participar, para discutir a situação. Ele salientou que Angra dos Reis já é hoje o segundo produtor de sardinha do seu estado.
Crivella reforçou seu argumento lembrando que a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) fez um pedido ao Brasil para que aumente sua produção de pescado. Segundo o parlamentar, a FAO teria conhecimento de que a pesca no Brasil é feita de maneira controlada, ao contrário de outros países no mundo com grande produção de pescado onde esta é feita de forma predatória. Isto, segundo o senador, fez com que a FAO baixasse a sua previsão para o ano de 2020 de 20 milhões de toneladas para 11 milhões de toneladas de pescado.
23/08/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sérgio Guerra registra fechamento de hotel do vice-presidente José Alencar
Morre o ex-vice-presidente José Alencar
Ex-vice-presidente José Alencar dará nome à barragem de Congonhas (MG)
Eduardo Lopes homenageia ex-vice-presidente José Alencar, falecido há um ano
Vice-presidente José Alencar expõe linhas mestras do Projeto São Francisco
Corpo de José Alencar é cremado em Belo Horizonte e País encerra cerimônia de adeus ao ex-vice-presidente