Crivella saúda o Dia da Consciência Negra



Em pronunciamento nesta quarta-feira (19), o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) saudou a passagem do Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. O senador ressaltou que a data será comemorada no Rio de Janeiro com a inauguração, na Praça XV, de uma estátua em homenagem ao líder da Revolta da Chibata, o marinheiro João Cândido, em solenidade que contará com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A revolta ocorreu no governo de Hermes da Fonseca, em 1910, em subdivisões da Marinha, sediadas no Rio de Janeiro. O objetivo era pôr fim às punições físicas a que eram submetidos os marinheiros, como as chicotadas e a prisão em celas destinadas ao isolamento. O levante ocorreu quando o marinheiro Marcelino Rodrigues levou 250 chicotadas por ter machucado um companheiro, no interior do navio de guerra Minas Gerais, a caminho do Rio de Janeiro. O principal líder do episódio foi o marinheiro João Cândido, que mais tarde ganhou a alcunha de Almirante Negro, mesmo sem contar com essa patente.

- Rui Barbosa, neste Senado, conseguiu demover a arrogância do governo do estado e logo acabou-se com o regime da chibata na Marinha, mas João Cândido sofreu todas as represálias - lembrou o senador, que, ao final de seu pronunciamento, fez a leitura da letra de Mestre-Sala dos Mares, música composta por João Bosco e Aldir Blanc em homenagem a João Cândido.

Cimento Social

Em seu discurso, Marcelo Crivella defendeu ainda o projeto Cimento Social que, afirmou, promove a melhoria das condições de vida dos moradores do Morro da Providência, no Rio de Janeiro.

O senador também lembrou que dados recentes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), vinculado ao Núcleo de Assuntos Estratégicos, da Presidência da República, indicam "com clareza que os negros ganham menos, trabalham mais, moram em condições inadequadas e sofrem ainda uma odiosa discriminação".



19/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dia Nacional da Consciência Negra

Ações marcam dia da Consciência Negra

Dia da Consciência Negra é celebrado em Alagoas

Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro

Agenda do CIC aborda Dia da Consciência Negra

Pinacoteca comemora Mês da Consciência Negra