Pinacoteca comemora Mês da Consciência Negra
Duas exposições de fotografias serão abertas neste sábado, 17
Em comemoração ao Mês da Consciência Negra, a Pinacoteca do Estado inaugura duas exposições de fotografia: “Para Cobrir o Silêncio”, de Marcelo Rangel, e “Vão de Almas”, de Renan Cepeda.
Marcelo Rangel buscou retratar o sincretismo religioso afro-brasileiro em 45 imagens. A religião reforçava a identidade dos negros, dava forças para continuar vivendo em um país distante onde eram alvo de preconceito e desprezo. Porém, cada divindade africana teve de ser assimilada aos santos da Igreja Católica. E o que era imposição tornou-se natural e nasceu o sincretismo religioso que enriqueceu ambas as culturas e ajudou as antigas tradições a sobreviver até hoje.
A outra exposição tem como tema a região chamada Vão de Almas, no norte de Goiás, onde vive o povo kalunga, descendente de escravos que viviam em quilombos. Hoje o acesso a essa região é feito a pé ou com mulas. Os habitantes vivem em total isolamento, consumindo o que plantam e o que criam, sem as facilidades tecnológicas do mundo atual. Renan Cepeda apresenta 35 imagens feitas nessa área com o objetivo de mostrar a dissolução da cultura africana cultivada pelos kalungas.
SERVIÇO
Para Cobrir o Silêncio e Vão de Almas
De 17/11 a 30/01/08
De terça a domingo, das 10 às 18h.
R$ 4,00 e meia-entrada. Grátis aos sábados.
Pinacoteca do Estado
Praça da Luz, 2, Bairro da Luz, São Paulo – SP
(11) 3324 1000
Da Secretaria Estadual da Cultura
(I.P.)
11/17/2007
Artigos Relacionados
Exposição na Pinacoteca celebra mês da Consciência Negra
Pinacoteca sedia exposição para celebrar mês da Consciência Negra
Campanha comemora Mês da Consciência Negra
Senado comemora Dia da Consciência Negra
Plenário comemora Dia da Consciência Negra
Multidão comemora Dia da Consciência Negra com festa na Sé