Cruzex Flight 2013 é destaque internacional
Mais de 40 profissionais de imprensa embarcaram no C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) para acompanhar um voo de aeronaves de caça. A demonstração aérea faz parte da Cruzex Flight 2013. O evento acontece até o dia 15 de novembro e deve reunir um total de dois mil militares de nove países, além de mais de 90 aeronaves.
A direção da Cruzex Flight 2013, acompanhada dos representantes das oito delegações participantes, apresentaram os detalhes, novidades e setores estratégicos do exercício para a imprensa. A importância do exercício para as nações envolvidas, a primeira participação da Colômbia e do Equador e o cancelamento da Argentina foram os assuntos em pauta na entrevista coletiva.
A Cruzex é uma operação aérea multinacional, organizada pela Força Aérea Brasileira. O objetivo é simular missões no ambiente de guerra moderna. Além de caças, participam helicópteros, aeronaves de reabastecimento, transporte e reconhecimento.
O Diretor do Exercício, Brigadeiro do Ar Mário Luís da Silva Jordão, destacou as mudanças aplicadas para as últimas duas edições da Cruzex, especialmente a divisão entre a utilização real de aeronaves e o ambiente virtual do exercício, anteriormente operados ao mesmo tempo. “A Cruzex evolui a cada edição e nossa experiência nos fez concluir que deveríamos focalizar. A intenção é extrair o máximo de cada operação e já posso adiantar que, com essas mudanças, nossos objetivos foram atingidos”, declarou.
Sobre a importância da operação, o diretor ainda ressaltou os benefícios do intercâmbio entre as forças aéreas envolvidas e comentou a ausência da Argentina. “Lamentamos o cancelamento da Argentina, que participou de todo planejamento, mas por razões internas não pode vir. Isso não comprometerá em nada o exercício já que tínhamos um plano de contingência para incorporar nossas aeronaves. Nossa missão segue para operar em conjunto, conhecer e trocar experiências com as nações que participam”, finalizou.
A estreia das Forças Aéreas Equatoriana e Colombiana esteve entre os assuntos em destaque. Segundo o Brigadeiro General Stevan Benitez, do Equador, a participação na Cruzex é considerada uma oportunidade única para promover uma relação de troca de conhecimentos e experiências entre as nações. “Criamos aqui uma força de coalizão. A Força Aérea Equatoriana não poderia estar mais satisfeita em participar da operação”, declarou.
O Coronel Keith Colmer, comandante da delegação norte-americana, falou sobre a relevância do País estar envolvido em exercícios como a CRUZEX, com nações da América do Sul. “Sempre preservamos nossa relação com as nações da América do Sul e queremos manter essa aliança. São países cada vez mais expressivos internacionalmente. A Cruzex é uma possibilidade de fortalecer a relação de confiança e estamos muito felizes com mais essa possibilidade de intercâmbio”.
Saiba mais
Acompanhe a cobertura completa das operações em tempo real pelos canais de mídia social da FAB e também no site oficial do exercício.
Fonte:
Agência Força Aérea
06/11/2013 16:08
Artigos Relacionados
Cruzex 2013 bate recorde de aeronaves participantes
Cerca de 200 militares fazem a segurança da Cruzex 2013
Dilma participa de premiação de empresas destaque em 2013
Saúde é destaque no primeiro "Conversa com o Governador" de 2013
Votação aberta para vetos presidenciais foi destaque em 2013
LDO 2013: comissão aprova destaque que flexibiliza licitações para estatais