Cuba apresenta oportunidades de negócios para empresários brasileiros



Autoridades do governo de Cuba apresentaram oportunidades de negócios e investimentos a empresários brasileiros, durante o Fórum Empresarial Cuba-Brasil, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na segunda-feira (12).

O ministro cubano do Comércio Exterior e Investimentos Estrangeiros, Rodrigo Malmierca, destacou a recente mudança na Legislação cubana que permite a cessão em comodato de áreas para a construção de empresas e hotéis por 99 anos, renováveis indefinidamente. Até o começo deste ano, a cessão era feita por 50 anos, renováveis por mais 25.

Para o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, Alessandro Teixeira, o fórum é importante para que empresários brasileiros percebam a possibilidade negócios que o governo federal considera “estratégicos”. “Com 40% do PIB [Produto Interno Bruto] da América Latina, o Brasil tem de estar à frente do processo de abertura econômica de Cuba”, disse.

A corrente de comércio Brasil-Cuba aumentou cinco vezes entre 2002 e 2010, chegando a US$ 500 milhões. Hoje, o Brasil é quinto parceiro comercial de Cuba, atrás de Venezuela, China, Canadá e Espanha.

Representantes das empresas Souza Cruz e Odebrecht, que trabalham em fábricas e obras em Cuba, deram depoimentos sobre a relação de confiança estabelecida com o governo cubano. O modelo de investimento no país prevê associação com o governo.

O presidente da Fiesp e anfitrião do encontro, Paulo Skaf, anunciou a participação da Fiesp na próxima Feira Internacional de Havana, que será realizada em novembro. Organizadas pela Apex-Brasil, 42 empresas brasileiras vão expor seus produtos na feira. Número três vezes maior do que o registrado na edição de 2002.


Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior



13/09/2011 10:37


Artigos Relacionados


Apex-Brasil apresenta oportunidades de negócios em Angola a empresários brasileiros

Mdic organiza missão de empresários à Líbia em busca de oportunidades de negócios

Seminário apresenta oportunidades de negócios do Brasil na Colômbia

Apex apresenta em Londres as oportunidades de negócios no Brasil

Marconi Perillo aconselha empresários brasileiros a aproveitarem oportunidades em Angola

Empresários brasileiros participam de reuniões de negócios na Rússia