Cuiabá evoluiu da estagnação ao mais dinâmico polo agropastoril, diz Jayme Campos



Ao homenagear Cuiabá, que comemora 291 anos, o senador Jayme Campos (DEM-MT) disse que poucas cidades brasileiras experimentaram "um crescimento tão virtuoso" como a capital mato-grossense, nos últimos 40 anos. O senador assinalou que na capital, que possuía 100 mil habitantes em 1970, moram hoje 600 mil pessoas, "numa colagem de culturas e hábitos trazidos por fortes correntes migratórias".

Cuiabá é, na definição de Jayme Campos, "uma síntese perfeita dos costumes brasileiros ou uma tradução sem retoque das virtudes e das mazelas nacionais". A cidade que nasceu às margens do rio Cuiabá viveu momentos de estagnação até se transformar no "mais dinâmico polo agropastorial desta nação".

O rápido crescimento demográfico, conforme o senador, tornou a capital mato-grossense palco de problemas de natureza estrutural, "mas sua vocação para o desenvolvimento tem conseguido fazer com que sua comunidade encontre espaço para seu aperfeiçoamento social e urbano".

- Muito mais que o poder público, a própria atividade econômica, em comunhão com a sociedade civil, tem encontrado soluções práticas e ligeiras para atender às demandas da população. Esse voluntarismo empreendedor se esbarra muita das vezes na falta de planejamento urbano. Por isso, a cidade vai se moldando de acordo com o seu próprio desejo, com o seu ímpeto e sua vontade de se expandir - afirmou.

Em aparte, o senador Marco Maciel (DEM-PE) manifestou-se satisfeito por ver a consolidação de Mato Grosso como "estado próspero". Ele lembrou que a divisão do estado, em 1977, pela Lei Complementar 31, proposta pelo então presidente Ernesto Geisel, encontrou oposição em alguns setores. Como presidente da Câmara dos Deputados na época, ele disse ter vivido "um momento traumático", mas hoje se alegra ao constatar que surgiram dois estados com economia pujante.



08/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jayme Campos anuncia apoio do DEM a Wilson Campos em Cuiabá

Jayme Campos destaca 295 anos de Cuiabá

Jayme Campos destaca a evolução no ensino em Cuiabá

Jayme Campos lamenta falta de gás natural em Cuiabá

Jayme Campos celebra 289 anos de fundação de Cuiabá

Jayme Campos parabeniza Cuiabá pelos 290 anos