Cuiabá-Santarém está sendo monitorada pelos ambientalistas, diz Serys



A pavimentação da Cuiabá-Santarém (BR-163) poderá ser uma experiência inteiramente nova no Brasil, com a construção de uma relação harmônica entre as populações tradicionais da região e as novas e múltiplas possibilidades de crescimento econômico, evitando a destruição do meio ambiente. A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), ao fazer essa avaliação, ressaltou a contribuição que as entidades ambientais estão dando para evitar que essa rodovia sofra os problemas que aconteceram com a Transamazônica e a Belém-Brasília.

A senadora informou os resultados do encontro de ambientalistas, este mês em Brasília, com sugestões para o desenvolvimento sustentável na região. Foi considerada de fundamental importância, segundo ela, a implementação de um zoneamento ecológico-econômico, instrumento estratégico de planejamento regional e gestão territorial para obter sustentatibilidade. Outra questão foi o fortalecimento das políticas fundiárias para a produção familiar, possibilitando que os pequenos e médios produtores tradicionais permaneçam na região, evitando, assim, a migração que geralmente ocorre com a chegada dos grandes grupos econômicos.

Além disso, segundo a senadora, foram discutidas alternativas para barrar o desmatamento e a devastação da floresta amazônica, com destaque para ações emergenciais do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em 17 municípios do Mato Grosso, fortalecimento do Plano de Controle de Desmatamento, necessidade de criação e regulamentação das áreas protegidas, como o Parque Estadual do Cristalino, Mosaico da Terra do Meio e Corredor do Cachimbo, e implementação do Plano Nacional de Florestas.

Os participantes do encontro, segundo Serys, também ressaltaram a importância da criação do Pólo Proambiente, que está sendo discutido na região. Ela informou que o Ministério do Meio Ambiente, por intermédio de sua Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, colocará à disposição, já em junho, uma agência de negócios visando a expansão e a consolidação das cadeias produtivas da região.

- A conclusão da BR-163 não acontecerá sem o acompanhamento criterioso da sociedade civil. Este é um fato auspicioso. O governo federal, através do Ministério do Meio Ambiente, sob o comando da ministra Marina Silva, tem também incentivado esta participação da sociedade - afirmou Serys, salientando que o asfaltamento dessa rodovia federal poderá significar uma -rica experiência de sustentatibilidade-.



28/05/2004

Agência Senado


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