Cultura afrodescendente está presente nas opções turísticas do Brasil



O Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, serve como reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida, em 2003, com o projeto de lei número 10.639, por ser aniversário da morte de Zumbi dos Palmares, o grande símbolo da resistência negra contra a escravidão no País.

A data é comemorada em estados como Alagoas, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul e celebra a importância da união e respeito entre todos os brasileiros. O blog Destino Brasil, do Ministério do Turismo, traz duas dicas de destinos que representam a cultura afrodescendente no País e retratam a história brasileira.

O primeiro deles está em Alagoas, estado que se destaca nesse cenário por ser o berço da resistência negra, tendo como principal líder Zumbi dos Palmares. O Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, localizada em União dos Palmares, foi o maior e mais bem organizado quilombo brasileiro, funcionando como uma espécie de confederação, que abrigava os vários quilombos que existiam naquela localidade.

Chamado de Caminhos da Liberdade, o convidativo roteiro envolve etnia, cultura, natureza, ecologia, aventura e a observação de aves. Integram o roteiro os municípios de São José da Laje, Murici, Ibateguara e União dos Palmares. Pode-se também visitar o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, que reconstitui o cenário de uma das mais importantes histórias de resistência à escravidão: a história do Quilombo dos Palmares, o mais duradouro e organizado refúgio de escravos das Américas.

Outro destino que representa bem as raízes da cultura afrodescendente no Brasil é o roteiro afro-religioso na Bahia - O Caminho dos Orixás.

Em sete caminhos, um para cada dia da semana, oferece, ao mesmo tempo, uma visão panorâmica turística da cidade e aspectos particulares da religião e das divindades – os orixás da cultura baiana. O público-alvo do local é o turista, que tem interesse na cultura afro-baiana. Os sete caminhos são: Caminho de Xangô, de Oxalá, de Iemanjá, de D'Ogum, de D'Oxum, de Omolu e da Baía de Todos-os-Santos.

Nesses passeios são oferecidas visitas guiadas a pontos turísticos da cidade, como terreiro afro-religioso, sem invadir ou desrespeitar a cultura de cada local. Além disso, o turista tem a oportunidade de participar de uma cerimônia religiosa, pela noite, se ocorrer.

Os roteiros que celebram a cultura afrodescendente estão presentes em vários destinos turísticos do País, além de Alagoas e Bahia. Há sinais na culinária e nas manifestações culturais.

Fonte:
Blog Destino Brasil



21/11/2013 12:02


Artigos Relacionados


Cultura negra está cada vez mais presente entre os jovens

Viver sem Limite já está presente em 25% das cidades

Natal: sustentabilidade está presente em obras de estádio

Gestão descentralizada da fauna está presente em 25 estados

Programa de atenção domiciliar já está presente em 135 municípios

Rede Cegonha já está presente em 17 Estados e 800 municípios