Cultura: Biblioteca Walter Wey na Estação Pinacoteca ganha mais espaço
Acervo preserva a história das artes plásticas do Brasil e do exterior
O acervo da Biblioteca Walter Wey está, desde o mês de abril, em novo endereço: no 1º andar da Estação Pinacoteca, no Largo General Osório, bairro da Luz. Criada em 1970, a biblioteca reúne livros que preservam a história das artes plásticas do Brasil e do exterior e também da Pinacoteca do Estado, suas exposições e realizações. Nos arquivos estão informações sobre pintores, escultores e outros artistas de destaque. A coordenadora da biblioteca, Lucila de Sá Carneiro, afirma que o acervo reúne 4,2 mil livros e 40 mil títulos (entre livros e catálogos). “Mudar da Pinacoteca para a Estação Pinacoteca foi importante para acomodar melhor o grande volume de livros, jornais e revistas adquiridos nos últimos anos”, explica.
Além dos exemplares, tem documentos e objetos pessoais doados por famílias de artistas e personalidades do mundo das artes. Lá estão obras como o rascunho de uma conferência que Anita Malfatti proferiu em 1951; catálogos de exposições de Antonio Bandeira, com anotações feitas pelo artista; a caderneta de receita das tintas utilizadas por Tarsila do Amaral em seus quadros; cartas e cartões do artista plástico Almeida Júnior; e documentos pessoais do arquiteto Ramos de Azevedo, que projetou o prédio da Pinacoteca do Estado há mais de cem anos. É mantida ainda a hemeroteca (coleções de jornais e revistas), que reúne recortes de notícias e todo o material disponível sobre a história da Pinacoteca, dados sobre artistas com trabalhos na coleção do museu e informações sobre artistas.
Segundo Lucila Carneiro, outras novidades marcam a nova fase da biblioteca: o acervo está passando por processo de informatização e, agora, os visitantes têm a ajuda de funcionários especializados em biblioteconomia para atendê-los. “Aqui na Estação Pinacoteca temos espaço maior e podemos atender o público com mais eficiência e rapidez”, afirma.
SERVIÇO
Biblioteca Walter Wey da Pinacoteca do Estado
Estação Pinacoteca: Largo General Osório, 66 – Metrô Luz
De terça a sexta-feira, das 10 às 17h30
Aos sábados e feriados, das 10 às 13 horas e da
06/01/2006
Artigos Relacionados
Biblioteca Walter Wey reabre ao público e ganha mais espaço
Cultura: Biblioteca da Pinacoteca do Estado ganha novo endereço em abril
Cultura brasileira ganha mais espaço na TV Senado com estréia de programas
Cultura: Biblioteca da Pinacoteca terá novo endereço
Cultura: Biblioteca da Pinacoteca terá novo endereço
Estação Largo Treze ganha Biblioteca "Embarque na Leitura"