Cultura brasileira ganha mais espaço na TV Senado com estréia de programas



A cultura brasileira ganha mais um espaço na TV Senado. Brincantes Nordestinos - Maracatus e Caboclinhos é o programa de estréia do convênio firmado com a Fundação Joaquim Nabuco, do Ministério da Cultura, criada em 1949 como um centro de pesquisa social e cultural. O vídeo integra a série Manifestações Culturais, um resgate da memória do carnaval nordestino e toda a sua riqueza e diversidade, retratando o negro escravo e a dança do maracatu e o índio com o caboclinho.

Na seqüência, já está programada a exibição de Soltos na Folia e Lá vem o Frevo, fechando o período de Carnaval. O sociólogo Gilberto Freire é o tema dos três programas seguintes, culminando com a exibição de Gilberto Freire: O Redescobridor do Brasil, para celebrar seu aniversário de nascimento, no dia 15 de março. A TV Senado vai exibir Brincantes Nordestinos - Maracatus e Caboclinhos às 9h e 19h deste sábado e domingo.

O programa Espaço Cultural exibe sábado e domingo a segunda parte do show de encerramento da 23ª edição do Curso de Verão da Escola de Música de Brasília, realizado na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional, que reuniu os melhores chorões do país. O espetáculo contou com a presença de nomes consagrados no gênero como Henrique Cazes, Hamilton de Holanda e Alencar 7 Cordas, de professores da Escola de Música e de outros expoentes do Clube do Choro de Brasília. No repertório, músicas inéditas compostas durante o Curso de Verão e clássicos, como Naquele Tempo, de Pixinguinha, e Rio Antigo, de Altamiro Carrilho. O Espaço Cultural vai ao ar sábado e domingo às 14h30.

No programa Teatro Arthur Azevedo é a vez do espetáculo Salve Amizade. Indicado para os prêmios Shell, Mambembe e Sharp, a peça traz histórias nas quais paixões antigas ainda sustentam a ilusão de que o amor sempre vale a pena. O desenrolar da peça deixa o espectador chegar à sua própria conclusão. Vista com bons olhos pela crítica especializada, a peça lotou todos os espaços por onde passou. Flávio Marinho é o autor e diretor e no elenco estão Alice Borges, Giuseppe Oristânio, Ângela Vieira, Paulo César Grande e Claudia Mauro. O programa é exibido neste fim de semana, excepcionalmente, no sábado e no domingo às 21h15.

O programa Quem tem medo da música clássica? deste fim de semana apresenta a segunda e última parte da sinfonia Do mundo Novo do compositor tcheco Antonín Dvorák. A Orquestra da Rádio da Baviera executa a peça sob a regência do maestro Lorin Maazel. O 3º movimento (andamento da música), scherzo molto vivace, que foi exibido no programa anterior, é reprisado para se ligar ao 4º movimento, largo. O senador Artur da Távola explica ao telespectador o que é cada movimento e fala um pouco da vida do compositor. O programa vai ao ar neste sábado às 10h, 18h e 24h e no domingo às 10h e 18h.

As recentes novidades sobre infarto do miocárdio serão discutidas no programa De coração, produzido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e exibido pela TV Senado. Carlos Serrano, médico assistente da unidade coronária do Instituto do Coração da Universidade de São Paulo, fala dos últimos dados levantados a respeito de infartos e derrames no país e quais as medidas mais eficazes no tratamento. O programa vai ao ar no sábado e no domingo às 9h30.

O Agenda Econômica deste fim de semana aborda a questão "globalização e pobreza". O jornalista Helival Rios recebe Roberto Piscitelli, presidente do Conselho Regional de Economia do DF, que fala, entre outras coisas, sobre as discussões ocorridas no Fórum Social Mundial, realizado em Porto Alegre, e do papel da iniciativa privada e do Estado. O programa Agenda Econômica é exibido sábado às 6h30 e 13h30 e domingo às 19h30.

Criatividade e Inovação é o tema do programa Entrevista Especial que a TV Senado exibe neste sábado e domingo às 11h e 23h. Fernando César Mesquita conversa com Antônio Carlos Teixeira da Silva, especialista em criatividade e inovação, sobre as maneiras de se inovar na vida pessoal e no trabalho e sobre a importância da criatividade no momento de resolver problemas e aproveitar oportunidades. O programa é reprisado na segunda-feira, às 11h.

08/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cultura: Biblioteca Walter Wey na Estação Pinacoteca ganha mais espaço

TV Senado estréia novos programas em setembro

Florianópolis ganha primeiro espaço do País voltado à produção de cultura em suporte digital

Música caipira ganha mais espaço com o Revelando São Paulo

Biblioteca Walter Wey reabre ao público e ganha mais espaço

MEIO AMBIENTE GANHA ESPAÇO NO SENADO