Cultura: Chileno Victor Hugo Toro vence o II Prêmio Osesp de Regência Orquestral



Victor Hugo Toro

O chileno Victor Hugo Toro, 30,  é o novo regente-assistente da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).  Toro,  venceu no, dia 11, o II Prêmio Osesp de Regência Orquestral, que no ano passado acabou sem nenhum vencedor.

Ao longo da semana, Toro disputou a vaga com 12  candidatos, de cinco países. Levou o melhor, um prêmio de R$ 16 mil e mais um contrato de um ano para trabalhar ao lado de John Neschling à frente da melhor orquestra da América Latina.

  Os outros dois finalistas foram o argentino Christian Baldini, de 27 anos, e o japonês Kodo Yamagishi, 34 anos. Cada um recebeu o prêmio de R$ 7 mil.

Na semifinal, ocorrida na sexta-feira, dia 10, os três disputavam a vaga com dois brasileiros (Marcos Arakaki e Guilherme Mannis) e mais um argentino Cristian Gort. Todos tiveram de apresentar a obra Suíte de Danças Reais e Imaginárias, do brasileiro André Mehmari. Um maracatu stravinskiano, composto especialmente para o concurso.  As audições foram abertas ao público, que pôde acompanhar o desempenho de cada candidato, na Sala São Paulo.

  O júri foi composto pelo diretor artístico e regente titular da Osesp, John Neschling; o israelense Yoram David; o inglês Alun Francis; o polonês Gabriel Chmura e o brasileiro Roberto Duarte, além da Orquestra, que teve direito a um voto.

<

02/16/2006


Artigos Relacionados


Cultura: Chileno Victor Hugo Toro vence o II Prêmio Osesp de Regência Orquestral

Cultura: Começa hoje II Prêmio Osesp de Regência Orquestral

Cultura: Secretaria realiza II Prêmio Osesp de Regência Orquestral

Cultura: II Prêmio Osesp de Regência Orquestral começa nesta quinta-feira

Cultura: Osesp executa Sinfonia de Mahler com regência de Roger Epple

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo promove curso de regência orquestral