Cultura confirma órgão para supervisionar cobrança de direitos autorais



O Ministério da Cultura prometeu para breve a criação de um novo órgão público para supervisionar a arrecadação e distribuição de direitos autorais. A iniciativa, prevista no Plano Nacional de Cultura, aprovado em dezembro de 2010, foi confirmada nesta quinta-feira (2), pelo coordenador-geral de Regulação em Direitos Autorais do ministério, Cristiano Borges Lopes.

Além de regular as associações e entidades privadas encarregadas de cobrar dos usuários físicos ou jurídicos os direitos devidos pela execução de uma obra e repassá-los aos autores, a futura instituição também deverá administrar o registro da produção artístico-cultural brasileira. Segundo Lopes, isso permitirá, entre outros, identificar com mais facilidade quais obras estão em domínio público e podem ser adquiridas gratuitamente e livremente utilizadas.

“O Estado hoje não tem informação da produção cultural brasileira. Não temos sequer a resposta de qual obra hoje está em domínio público porque a questão do registro foi relegada. Portanto, além de regular, o instituto também deverá instrumentalizar o direito autoral”, afirmou Lopes.

De acordo com o coordenador-geral, o primeiro passo para criação do instituto será definir o melhor tipo de órgão a ser criado, embora, para ele, a criação de uma agência reguladora esteja praticamente descartada. O segundo desafio será superar as dificuldades impostas pelo recente corte no Orçamento da União, que limita não apenas a contratação de novos servidores, mas também a criação da estrutura necessária.

Alegando que a falta de informações ou a existência de informações truncadas levam à falta de transparência na música e em outros setores, como o de audiovisuais e dos livros, Lopes garantiu que nem o ministério, nem o futuro órgão podem intervir nos valores cobrados pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) de quem reproduz músicas publicamente (bares, casas de show, festas, academias, etc).


Fonte:
Agência Brasil



02/06/2011 20:27


Artigos Relacionados


Lindbergh: criação de órgão de regulação para direitos autorais é inevitável

Criação de um órgão fiscalizador de direitos autorais não é consensual

Ministra confirma para breve nova consulta pública sobre lei de direitos autorais

Cultura promove seminário para finalizar discussão de Lei dos Direitos Autorais

Ministério da Cultura lança concurso para gestão dos Direitos Autorais

Ministra da Cultura defende respeito aos direitos autorais