Cultura de crustáceos pode reduzir desemprego, avalia Maria do Carmo



A senadora Maria do Carmo Alves (PFL-SE) chamou a atenção para os benefícios que a cultura de crustáceos, ou carcinicultura, pode trazer ao país, especialmente para o desenvolvimento sustentável da região Nordeste e para a geração de empregos. Ela cobrou o apoio do governo para a atividade e criticou a oposição de ambientalistas à cultura.

Maria do Carmo informou que o cultivo de crustáceo no Brasil não pára de crescer e já deixou para trás outras nações mais tradicionais nessa produção. A região mais adequada para a atividade, frisou, é exatamente a que mais sofre com a desigualdade regional, a região Nordeste que, em contrapartida, por suas características climáticas, pode produzir nos 365 dias do ano, ininterruptamente.

A senadora lembrou que a mão-de-obra que pode ser utilizada na cultura de crustáceos é a de potenciais desempregados da época em que não pode acontecer a pesca (período de defeso), de homens e mulheres com pouca qualificação e baixa escolaridade. Ainda citando dados, ela explicou que cerca de 80% da produção brasileira de camarão, por exemplo, é feita em cativeiro, o que reduz a pesca direta no mar, evita a redução da população do crustáceo e não acarreta o desequilíbrio ecológico.

- Peço ao ministério do Meio Ambiente e, em particular, ao Instituto Brasileiro doe Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que esclareçam de pronto a questão ecológica envolvida nessa atividade, para que, além do respeito e da conservação do meio ambiente, se observe o respeito ao ser humano, que poderá, por meio da carcinicultura, obter melhores condições de vida e, com isso, contribuir para o bem de sua família, de sua comunidade e de todo o país - disse a senadora.



29/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maria do Carmo alerta para aumento do desemprego e da violência

PARA MARIA DO CARMO, PESCA DO CAMARÃO PODE GERAR EMPREGOS

AGROINDÚSTRIA DO AÇÚCAR E DO ÁLCOOL PODE REDUZIR DESEMPREGO, DIZ GERALDO MELO

AGROINDÚSTRIA DO AÇÚCAR E DO ÁLCOOL PODE REDUZIR DESEMPREGO, DIZ GERALDO MELO

Unificação do ICMS pode reduzir custo Brasil, avalia Sérgio Souza

Nova Lei de Falências, que acaba com a concordata, pode reduzir desemprego e reaquecer economia