Cultura fará diagnóstico de bibliotecas públicas



Um questionário com 11 perguntas foi enviado aos 645 municípios paulistas

 “Queremos saber quantas bibliotecas existem no Estado e a situação de cada uma delas”, informa Adriana Ferrari, assessora da Secretaria da Cultura. Para fazer um diagnóstico que permita conhecer a realidade desses espaços públicos, um questionário com 11 perguntas foi encaminhado aos 645 municípios paulistas no final do ano passado. Os responsáveis pelas bibliotecas deverão preenchê-lo e encaminhá-lo à secretaria até amanhã.

Com esse procedimento, ajudarão a criar mecanismos para revitalizar o sistema de bibliotecas públicas do Estado de São Paulo, como também contribuirão para que as ações implantadas, até o momento, com essa finalidade sejam avaliadas.

Com as respostas do questionário em mãos, a secretaria terá informações precisas sobre o número de funcionários na equipe de atendimento das bibliotecas; as reais necessidades de capacitação de recursos humanos (cursos e treinamentos); sobre as instalações existentes (número de salas de leitura; auditório, locais para exposições e espaço para cineclube); se possui acesso à Internet; se dispõe de recurso financeiro próprio ou outra forma de captação; as condições do acervo (quantidade de livros, assinaturas de revistas e jornais; DVDs; mapas; partituras e materiais diversos para consulta); o perfil do usuário; os tipos de serviços oferecidos à comunidade (atividades culturais que contemplem os diversos públicos); a freqüência e o número de usuários cadastrados; a comunicação com o público; acessibilidade e automação.

Promoção e incentivo à leitura

“Queremos abrir um canal permanente de comunicação com os responsáveis pelas bibliotecas públicas e promover a troca de experiências entre essas instituições. Além disso, vamos auxiliar na formação dos acervos e dar capacitação na área de tecnologia da informação aos funcionários”, ressalta Adriana.

De acordo com ela, o objetivo é fazer do Estado de São Paulo um modelo na promoção e incentivo à leitura. “Precisamos revitalizar as bibliotecas para torná-las atrativas. Só assim conseguiremos despertar o interesse da comunidade e trazê-la de volta a esses espaços públicos”, afirma.

 

SERVIÇO

O questionário de Diagnóstico para Revitalização do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo está à disposição dos interessados no site www.cultura.sp.gov e deverão ser respondidos até amanhã Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (11) 3351-8233, com Adriana Ferrari ou pelo e-mail [email protected].

 

Marilia Mestriner

Da Agência Imprensa Oficial

(I.P.)



02/27/2008


Artigos Relacionados


Cultura fará radiografia das bibliotecas públicas municipais do Estado

CPI mista fará diagnóstico de situação no campo e nas cidades

SP fará 100 mil exames em mutirão para incentivar diagnóstico precoce do HIV

Bibliotecas públicas são beneficiadas por emenda

Bibliotecas públicas de São Paulo serão modernizadas

Senado doa livros a bibliotecas públicas do Ceará