Cúpula América do Sul e Países Árabes marca início da agenda internacional de Dilma



A III Reunião de Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da América do Sul e de Países Árabes (Aspa), que será realizada no próximo dia 16 fevereiro, marcará o início da agenda internacional da presidenta Dilma Rousseff. A cúpula, que acontece em Lima, no Peru, é um mecanismo de cooperação interregional e um fórum de coordenação política cujo objetivo é aproximar os líderes das duas regiões - nas áreas política, econômica e cultural. 

O encontro será uma oportunidade de contato da presidenta com líderes da América Latina e do mundo árabe, afirmou o embaixador Antonio de Aguiar Patriota, em seu discurso de posse como ministro de Relações Exteriores do Brasil. Na ocasião, ele informou que haverá um compromisso de intensificar a "cooperação e o diálogo com o continente-irmão". 

O pensamento de Patriota em defesa do multilateralismo vem sendo explicitado desde que assumiu a assumiu Secretaria-Geral do Ministério das Relações Exteriores, quando afirmou que, como consequência indireta da crise econômica que abalou o mundo em 2008, vivemos a era do fim dos dogmas. 

“Neste mundo mais pluralista, o Brasil se situa na vanguarda dos acontecimentos, demonstrando capacidade de promover novas sínteses e evitar falsas opções. É assim que temos sido capazes de conjugar crescimento econômico e distribuição de renda, fortalecimento do Estado e aprimoramento da economia de mercado, aprofundamento de nossas raízes democráticas e abertura para o mundo”, disse naquela ocasião. 

Nesta sexta-feira (7), o Itamaraty informou que os jornalistas interessados em fazer a cobertura da III Cúpula Aspa, em Lima, deverão requerer seu credenciamento diretamente com os organizadores do evento, até o prazo final de 5 de fevereiro, por meio de formulário online. 

Informações adicionais sobre a cobertura jornalística do evento podem ser obtidas no link

Informações sobre vistos e vacinas devem ser obtidas junto às representações consulares da República do Peru. 

“Solicita-se aos profissionais de imprensa que, ao requererem seu credenciamento, também informem à Assessoria de Imprensa do Ministério das Relações Exteriores, por meio do endereço eletrônico: [email protected], seus nomes, funções, meios de comunicação, e-mails e telefones de contato”, acrescenta o MRE.

 

Fonte:
Ministério das Relações Exteriores

 



07/01/2011 19:30


Artigos Relacionados


Cúpula América do Sul - Países Árabes é adiada de fevereiro para 20 de abril

América do Sul e países árabes discutem plano de cooperação social

Dilma Rousseff quer equilíbrar relações econômicas entre os países da América Latina

Países em desenvolvimento devem participar da construção de uma nova ordem internacional, diz Dilma

CRE debate revoltas em países árabes

Dilma se prepara para intensificar agenda internacional a partir de maio