Cúpula do Exército se reúne para definir ocupação interna do Complexo do Alemão



O Comando Militar do Leste se reuniu, nesta terça-feira (9), para escolher o comandante das forças de paz, que ficarão responsáveis pela nova missão de ocupação interna do Complexo do Alemão, na Penha, zona norte do Rio de Janeiro. O relações públicas do Exército, major Fábio Lima de Carvalho, afirmou também que, desde segunda-feira (6), os militares realizam um levantamento do terreno para definir o prazo e o efetivo necessário para a operação. Para a nova fase de trabalho, o Exército ficará responsável por patrulhar a área interna da comunidade, além do cerco ao conjunto de favelas. 

De acordo com Lima de Carvalho, desde sábado (4), quando o ministro da Defesa, Nelson Jobim, emitiu a nova diretriz, ficou decidido que o primeiro passo é definir o nome do comandante da força de paz, que irá atuar na segunda fase de ocupação da comunidade. Segundo ele, existe uma expectativa de que o general Fernando José Lavaquial Sardenberg, da Brigada de Infantaria Paraquedista, seja nomeado, mas a confirmação só será dada na tarde desta terça-feira. 

O major afirma que, desde segunda-feira (6), os militares realizaram várias operações de reconhecimento do local para concluir o planejamento da ocupação. “Houve reconhecimento por helicóptero, algumas de nossas equipes entraram no complexo para verificar as condições das estradas, todas as vias de acesso”, contou. 

Ele afirma que o número de homens deve aumentar nessa nova etapa. O efetivo, entretanto, só será divulgado com o término da fase de planejamento. Desde a entrada do Exército na operação do Complexo do Alemão, com o emprego de 800 soldados com experiência de atuação no Haiti, dez blindados estão sendo utilizados no cerco à comunidade. 

A Marinha divulgou, em nota, que os veículos blindados e o efetivo dos fuzileiros navais, usados pela Polícia Militar na operação de ocupação das favelas do Alemão, foram recolhidos para as bases desde segunda-feira (6). A Marinha ressaltou, entretanto, “que estes meios permanecerão em condição de pronto emprego”.

 

Fonte:
Agência Brasil



07/12/2010 16:04


Artigos Relacionados


Vannuchi: ocupação do Complexo do Alemão mostra avanços em direitos humanos

Ações do Exército no Complexo do Alemão serão filmadas

Bandeira olímpica é levada para comunidade carioca no Complexo do Alemão

Complexo do Alemão tem tudo para se transformar em ponto turístico, diz Dilma

192 casas são inauguradas no Complexo do Alemão para moradores de áreas de risco

Defesa e governo do Rio firmam acordo para força de pacificação no complexo do alemão