Curitiba recebe evento sobre sistemas de informações geográficas



A cidade de Curitiba, no Paraná, vai receber as primeiras Jornadas Brasileiras de gvSIG, desta quarta (22) a sexta-feira (24). O gvSIG é um sistema de informações geográficas baseado em software livre. Durante o evento, serão apresentados "cases" de sucesso e realizados seminários sobre as funcionalidades do sistema. Técnicos da Argentina, Espanha, Venezuela, México e Peru estarão no encontro.


O gvSIG é um software do tipo SIG (Sistema de Informação Geográfica), de fonte aberta desenvolvido pela Conselleria d'Infraestructures i Transports (CIT) da Comunidade de Valência, na Espanha, com o apoio da União Europeia.

São diversas as aplicações dos sistemas de informações geográficas, desde projetos e estudos relativos ao monitoramento ambiental, planejamento e cadastro urbano e rural, gerenciamento da distribuição de energia e telecomunicações, até planejamento da logística da produção industrial, agricultura de precisão e gestão florestal, entre outros. 

 

Com o surgimento do gvSIG, desenvolvido pelo governo da Comunidade de Valência, na Espanha, foram ampliadas as possibilidades de aplicação dos SIGs baseados em software livre alternativamente aos software proprietários que, geralmente, apresentam custos elevados relativos à sua aquisição, manutenção e suporte. 


O fato de se poder adaptar o sistema a usos específicos, de forma customizada, também torna o gvSIG uma importante ferramenta para a comunidade de geoprocessamento. Por ter código aberto, possibilita aos desenvolvedores a estruturação de novos programas e algoritmos, incorporando outras ferramentas e funções.


Um dos trabalhos que serão apresentados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é uso do gvSIG no projeto “Desenvolvimento das indicações geográficas de vinhos Farroupilha e Altos Montes no APL de vitivinicultura”. Este é um diferencial na indicação de procedência de vinhos cada vez mais exigido pelo mercado consumidor. O projeto da Unidade Uva e Vinho (Bento Gonçalves/RS) é executado em parceria com a Embrapa Clima Temperado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade de Caxias do Sul.


A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) também vai mostrar sua experiência no uso do sistema. A partir do georreferenciamento dos clientes, das informações contidas no banco de dados oriundo do Cadastro Comercial e do Cadastro Técnico de Redes de Água e Esgoto da companhia, foram feitas, por meio do gvSIG, diversas análises para tomada de decisões para o planejamento e gestão dos serviços de campo.


As primeiras Jornadas Brasileiras de gvSIG estão sendo organizadas pela Embrapa Florestas, Universidade Federal do Paraná, Centro Internacional de Hidroinformática e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ribeira de Iguape.

 


Fonte:
Embrapa


 

 

22/09/2010 16:48


Artigos Relacionados


Evento: Agemcamp realizará seminário sobre Sistemas de Informação Geográfica

Comissão solicita informações sobre sistemas de fiscalização da Anac

Ciclo de Palestras promove debates sobre sistemas de informações no Legislativo

Senado realiza ciclo de palestras sobre sistemas de informações no Legislativo

Projeto em Curitiba irá aproveitar a Copa para difundir informações sobre a cidade

Segue nesta sexta-feira ciclo de palestras sobre sistemas de informações dos Parlamentos