Curso capacita profissionais para o bem-estar animal em Mato Grosso



Começou nesta terça-feira (9) o curso de capacitação em bem-estar animal e abate humanitário de bovinos, suínos e aves, promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e a Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA). O treinamento faz parte do Programa Nacional de Abate Humanitário (Steps) e tem como objetivo capacitar docentes e profissionais de Medicina Veterinária, Zootecnia e áreas relacionadas.

O programa Steps busca inserir o tema no conteúdo programático das disciplinas da UFMT, como Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal. Até a próxima quinta-feira (11), o treinamento vai preparar os profissionais participantes para que sejam multiplicadores de boas práticas de manejo.

Temas como comportamento, área de descanso, técnica de sangria, bem-estar animal e qualidade da carne serão tratados na capacitação, que está sendo realizado no campus da UFMT, em Cuiabá. O curso é gratuito e todos os participantes recebem material didático de apoio, incluindo manuais e DVDs. Nos dia 16, 17 e 18 de agosto, o mesmo treinamento será realizado no Campus da UFMT em Sinop (MT).


Bem-estar animal

O conceito de bem-estar animal refere-se a uma boa ou satisfatória qualidade de vida do animal incluindo ambiente adequado, dieta, saúde, e longevidade, entre outros critérios.

A definição segue premissas básicas como: manejar cuidadosamente as várias etapas da vida do animal, de forma adequada para reduzir o estresse e evitar contusões e o sofrimento desnecessário, desde o nascimento, criação e no transporte; proporcionar dieta satisfatória, apropriada e segura, adequada às diferentes fases da vida do animal; assegurar que as instalações sejam projetadas apropriadamente, de forma a garantir a proteção e a possibilidade de descanso dos animais; manter o ambiente de criação em condições higiênicas.

A WSPA lançou, em junho de 2006, um documento com critérios uniformes para a proteção dos animais em todo o mundo: a Declaração Universal de Bem-Estar Animal (Dubea). O acordo estabelece diretrizes básicas de bem-estar, reconhecendo os animais como seres sencientes (que têm sentimentos) e sua proteção como importante meta para o pleno desenvolvimento social das nações.


Fonte:
Ministério da Agricultura



09/08/2011 16:39


Artigos Relacionados


Curso capacita fiscais agropecuários em reprodução animal

Curso capacita profissionais para trabalhar com produtos da sociobiodiversidade

Curso capacita profissionais de saúde para vacinação contra HPV

Projeto no Mato Grosso qualificará profissionais na área de construção civil para a Copa

Curso capacita profissionais da rede de produtos da sociobiodiversidade

Congresso corrige equívoco que destinara a Mato Grosso do Sul dotações reservadas a Mato Grosso