Curso de hortas na alimentação escolar reúne representantes de 16 países em Brasília



O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) promove desta segunda (9) a sexta-feira (13), em Brasília, o curso Horta Escolar como Estratégia de Educação Alimentar no Âmbito de Programas de Alimentação Escolar Sustentáveis. A capacitação vai reunir representantes de 16 países da África, América Latina e Caribe. O objetivo é capacitar os participantes sobre a melhor forma de utilizar a implantação de hortas nas escolas como ferramenta de educação alimentar.

Responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que atende 45 milhões de alunos diariamente no Brasil, o FNDE promove o curso em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Durante a capacitação, os participantes vão conhecer a experiência brasileira na implantação de hortas em escolas públicas e de como esse instrumento pode servir para aprimorar a educação alimentar dos estudantes.

“A horta é uma ferramenta que pode ser utilizada nas escolas como um projeto pedagógico para a formação de hábitos alimentares saudáveis”, afirma Albaneide Peixinho, coordenadora-geral do Pnae.

Experiência brasileira

Criado em 2005 em uma parceria entre FNDE e FAO, o projeto Educando com a Horta Escolar foi implantado em escolas de mais de 70 municípios brasileiros. Voltado para alunos do ensino fundamental da rede pública, o projeto proporcionou o plantio de hortas nas unidades de ensino e focou no aprendizado interdisciplinar a ser desenvolvido em torno da atividade, seja na formação de hábitos alimentares saudáveis, na conscientização sobre a preservação do meio ambiente ou no ensino de forma lúdica e prática de disciplinas como português, matemática e biologia.

“O projeto brasileiro virou referência na FAO e serviu como base para a implantação de iniciativas similares em outros países da América Latina e Caribe”, informa Albaneide. Este ano, em parceria com a Universidade de Brasília, o projeto será ampliado e terá a inclusão de um novo eixo, a gastronomia. O intuito é investir em cardápios mais elaborados para promover a adoção de hábitos alimentares saudáveis.

Fonte:
Ministério da Educação

 

Saiba mais o programa de alimentação escolar, o Pnae

Conheça outros programas e ações aplicados no sistema educacional brasileiro



09/04/2012 11:38


Artigos Relacionados


Brasília sedia seminário sobre Lei da Alimentação Escolar

Seminário sobre Censo 2010 reúne representantes de 20 países

Representantes de países africanos participam de curso de produção de sementes

Representantes de 32 países participam de curso no Brasil sobre segurança alimentar

Congresso de bancos de leite humano reúne 22 países em Brasília

Congresso de Direito Sanitário reúne mais de 18 países em Brasília