Curso mostra como imagens de satélites e tecnologias espaciais podem ser recurso didático



Entre os dias 19 e 23 de julho, cerca de 40 professores de ensino fundamental e médio de todo Brasil estarão em São José dos Campos (SP) para participar do curso “Uso Escolar do Sensoriamento Remoto para Estudo do Meio Ambiente”, oferecido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Durante o encontro, os participantes vão aprender a utilizar imagens de satélites como recurso didático e assim contribuir para disseminar o conhecimento em tecnologias espaciais. 


Através de aulas teóricas e práticas sobre tratamento de imagens de satélites, cartografia e geoprocessamento, o curso apresenta aos professores os fundamentos da tecnologia espacial e suas aplicações na agricultura, estudo do espaço urbano, vegetação e bacias hidrográficas.


As aulas também destacam aplicações em meteorologia, mostrando como a tecnologia espacial é importante no estudo de fenômenos atmosféricos e mudanças climáticas. Ainda serão apresentadas noções de monitoramento e previsão de tempo.


O curso terá práticas de campo com conceitos sobre o sistema de posicionamento global GPS e a apresentação do Atlas de Ecossistemas da América do Sul e Antártica através de Imagens de Satélites, material produzido pelo Inpe para educadores.


O evento acontece anualmente, promovido pela Divisão de Sensoriamento Remoto do Inpe. Após o curso, os participantes devem desenvolver em suas escolas projetos voltados para o uso de sensoriamento remoto no estudo do meio ambiente. Os resultados obtidos são apresentados e as experiências de maior sucesso são divulgadas aqui.


Atualmente, o sensoriamento remoto é considerado uma ferramenta imprescindível na prevenção ao desmatamento e no apoio à previsão de safras agrícolas, entre outras. O sistema pode auxiliar o ensino de disciplinas como geografia, ciências, física, química e história.


A programação completa do curso está disponível aqui


Fonte:
Inpe



22/07/2010 01:34


Artigos Relacionados


Professores aprendem no Inpe a usar imagens de satélites como recurso didático

Curso sobre tecnologias espaciais começa nesta terça (10) em São José dos Campos

Curso ensina uso de imagens de satélites e tecnologia espacial

Brasil é um dos maiores distribuidores de imagens de satélites do mundo

Inpe passa a compor consórcio que fornece imagens de satélites em catástrofes

Inpe apresenta produtos gratuitos e tecnologias de imagens de satélite em Curitiba