Cursos de formação profissional têm 32 mil vagas abertas



Terão prioridade os trabalhadores cadastrados no Sistema Nacional de Emprego (Sine) ou nos centros de referência de assistência social. As inscrições não têm prazo para acabar

 

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) está com inscrições abertas para cursos de formação desde o dia 18 de fevereiro. São 32 mil vagas disponíveis para cursos gratuitos, em várias áreas, em escolas públicas federais e estaduais e, nas unidades de ensino do Senai, do Senac, do Senar e do Senat - o chamado Bolsa-Formação.

Podem se candidatar trabalhadores de todo o Brasil - inclusive agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores; povos indígenas; comunidades quilombolas; adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas; desempregados; pessoas com deficiência; pessoas que recebem benefícios dos programas federais de transferência de renda ou que estejam cadastradas no CadÚnico; praças do Exército e da Aeronáutica com baixa do serviço militar ou atiradores; estudantes matriculados no ensino médio em escolas públicas, inclusive na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Neste primeiro momento, segundo o Ministério da Educação (MEC), terão prioridade os trabalhadores cadastrados no Sistema Nacional de Emprego (Sine) ou nos centros de referência de assistência social. As inscrições não têm prazo para acabar. O processo é contínuo e pode ser feito a qualquer momento no portal do Pronatec.