Cyro Miranda anuncia últimos passos para aprovação do Plano Nacional de Educação
A Comissão de Educação realizará nesta quinta-feira (7) a última audiência pública com vistas à votação do Plano Nacional de Educação, anunciou o senador Cyro Miranda (PSDB-GO), que preside a comissão. Ele salientou o esforço do Congresso em dar andamento à legislação, que foi enviada pelo Executivo com atraso – chegou à Câmara em 2010, ano em que deveria começar a vigorar.
- No lugar de ser um plano decenal, vigorará por sete anos, a menos que se aprove aqui alguma mudança quanto à vigência do PNE. Isso nos preocupa sobremaneira, porque, ou o Brasil dá prioridade à educação, ou dificilmente sairemos dessa condição de emergente para nos tornarmos efetivamente desenvolvidos – afirmou o senador.
Cyro Miranda disse que o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso lançou as bases para o desenvolvimento da educação, universalizando as matrículas. No entanto, sustentou, a falta de investimentos nos anos seguintes acarretaram uma situação ainda preocupante no setor.
- No terreno da educação, o Brasil arrastou-se na última década com melhoras pontuais, como a criação do Fundeb [Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica] e a tardia aprovação do piso salarial dos professores - disse.
Os problemas, assinalou o senador, podem ser expressos pelos dados que indicam o desempenho dos alunos. - Por exemplo, quase 90% dos alunos terminam o ensino médio sem saber matemática e apenas metade na idade certa - informou.
06/11/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cyro Miranda faz apelo a Dilma e a Cezar Peluso por aprovação do plano de carreira do Judiciário
Conselho Nacional de Educação deve reforçar aprovação do Plano Nacional de Educação, diz ministro
Cyro Miranda diz que Obama visita o Brasil no melhor momento do país nos últimos 60 anos
Plano Real: Cyro Miranda cobra reconhecimento do PT
Cyro Miranda destaca aprovação do PNE ao encerrar trabalhos da CE deste ano
Cyro Miranda cobra do governo uma política nacional para a dependência química