Cyro Miranda propõe Dia da Corrupção em protesto à absolvição de Jaqueline Roriz




Em protesto contra a absolvição da deputada federal Jaqueline Roriz (PMN-DF), o senador Cyro Miranda (PSDB-GO) sugeriu, nesta quarta-feira (31), a instituição do Dia Nacional da Corrupção a ser comemorado no dia 30 de agosto. Nessa data, a cassação da deputada foi rejeitada pelos seus colegas. Com ironia, o senador afirmou que não lhe restou outra atitude, diante da institucionalização da corrupção, além de criar um dia para homenagear a prática.

- Parece-nos que, lamentavelmente, a vergonha não existe mais: a vergonha de receber propina, a vergonha de pegar caronas em jatos particulares, a vergonha de fazer convênios fantasmas, a vergonha de desviar o dinheiro público. Não há mais vergonha no Brasil. Existem argumentos para tudo, e assim vai se justificando a atitude imoral, antiética, antirrepublicana e antidemocrática - lamentou.

Cyro Miranda destacou que nem mesmo as imagens da deputada recebendo dinheiro supostamente ilegal, gravadas em vídeo periciado pela Polícia Federal, tiveram força para convencer os deputados federais a cassar seu mandato. O senador lembrou que Jaqueline Roriz, em seu discurso de defesa no Plenário da Câmara, justificou que, à época da gravação, não era parlamentar nem tinha parente no primeiro escalão do governo.

- Então só faltou dizer "eu posso". Foi um exemplo nefasto que a Câmara deu a este país - criticou o senador.

Classificando a situação como "deplorável", Cyro Miranda afirmou que a tese de que o que foi feito antes do mandato não é motivo para punição no Congresso é insustentável sob qualquer ângulo legal. O senador questionou se não teriam importância as vidas antes do mandato e se um parlamentar poderia, por exemplo, matar, roubar ou mesmo cometer crime de pedofilia antes de ser eleito.

A única esperança, na avaliação de Cyro Miranda, é que 166 deputados votaram pela cassação, recomendada pelo relator do processo, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP).

- Quando o parlamento vira as costas ao povo não há duvidas: o estado de direto o perde o lastro e a sustentação - lamentou.



31/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Randolfe critica absolvição de Jaqueline Roriz

Pedro Taques lamenta absolvição de Jaqueline Roriz pela Câmara dos Deputados

Cyro Miranda lamenta corrupção no governo federal

Congresso tem o dever de investigar denúncias de corrupção no governo, diz Cyro Miranda

Cyro Miranda propõe discussão sobre gastos do governo

Paulo Octávio acredita na absolvição de Roriz