Cyro Miranda quer explicações sobre correção do Enem



O senador Cyro Miranda (PSDB-GO) afirmou, nesta terça-feira (2), que o ministro da educação, Aloizio Mercadante, deve explicações à sociedade brasileira após a divulgação de textos com erros de grafia como "trousse" e "enchergar" que ganharam nota máxima dos avaliadores no último Enem. Nos últimos dias ficaram  famosas nas redes sociais as redações em que candidatos inseriram parágrafos com receita culinária e trecho do hino de um clube de futebol e, no entanto, foram aprovados.

- Aceitar uma receita de macarrão instantâneo ou o hino do Palmeiras e ainda atribuir notas que aprovam essas duas redações é, no mínimo, mais um atestado de incompetência do MEC na realização do Exame Nacional do Ensino Médio – protestou.

O senador destacou que a forma como é feita a correção do exame torna o resultado do Enem aleatório e sem sentido. Ele disse temer que, por trás dessa correção, haja um desejo eleitoral de melhorar a educação pela manipulação dos números.

- Como estão se sentido os alunos que procuram fazer as provas com esmero e capricho, mas descobrem que, para o MEC, sob o comando do ministro [Mercadante], nada disso importa? Vale tudo para mostrar alguma melhoria na educação brasileira! Mas ainda bem que temos a imprensa que não deixa passar esse tipo de manobra vexatória e vergonhosa – ressaltou.

Cyro afirmou que o PT, em seus dez anos de governo, não fez nada de expressivo para melhorar a educação. Ele sustenta que o MEC não tem a estrutura adequada para aplicar um exame de tamanha complexidade como o Enem.

Ele elencou problemas na aplicação da prova: quebras de sigilo, problemas de impressão, arbitrariedade na correção das redações.

- O Enem transformou-se num deboche, num atestado de incompetência dos governos do PT – acrescentou.

O senador destacou que a sociedade clama por seriedade e transparência e que o MEC está devendo para a população medidas sérias capazes de dar ao exame o respeito almejado por todos os brasileiros.



02/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cyro Miranda quer explicações sobre 'royalties' pagos pela Vale a município paraense

Cyro Miranda diz que Haddad deveria pedir demissão em razão dos novos problemas no Enem

Cyro Miranda quer que PNE seja aprovado até 15 de novembro na Comissão de Educação

Cyro Miranda teme 'campeonato de superfaturamentos e sobre-preços'

Cyro Miranda propõe discussão sobre gastos do governo

Cyro Miranda condena declaração de Lula sobre controle inflacionário