Cyro Miranda quer que PNE seja aprovado até 15 de novembro na Comissão de Educação
O presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), senador Cyro Miranda (PSDB-GO), garantiu nesta quarta-feira (25) que a comissão apreciará o Plano Nacional de Educação (PNE) com a maior celeridade possível. O projeto que trata do plano (PLC 103/2012) foi aprovado nesta quarta-feira pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e ainda terá de passar pelo Plenário.
- Nossa expectativa é de aprovar o PNE, no máximo, até o dia 15 de novembro na Comissão de Educação e encaminhá-lo para a votação em plenário até o dia 20 de novembro – afirmou o senador, que informou ter indicado Alvaro Dias (PSDB-PR) como relator do projeto.
Cyro Miranda disse ser inadmissível o fato de o Brasil estar sem um plano de educação há mais de dois anos. O último PNE perdeu a vigência no final de 2010, quando o Executivo enviou o projeto para o Congresso. Para ele, o governo tratou com lentidão o PNE.
- Essa lentidão, que pretendemos ajudar a superar agora, na Comissão de Educação, é uma contradição com a Constituição Federal e impensável para um governo que diz priorizar o social - criticou
O senador disse que, se por um lado a comissão precisa dar agilidade à tramitação, por outro, precisa examinar todas as metas estabelecidas pelo plano com a devida atenção. Cyro Miranda ressaltou que estabelecer metas e prioridades para a educação no Brasil não basta e que a qualidade só virá quando a educação for tratada como questão de Estado.
25/09/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
PNE deve ser aprovado até a primeira quinzena de novembro, diz Cyro Miranda
Cyro Miranda diz que educação precisa ser prioridade de governo
Cyro Miranda: Brasil é 'nau sem rumo' no planejamento da educação
Cyro Miranda elogia sugestões da comissão do pacto federativo
Cyro Miranda quer explicações sobre correção do Enem
Cyro Miranda anuncia últimos passos para aprovação do Plano Nacional de Educação