Cyro Miranda vai apresentar projeto para regulamentar o ensino superior



O presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), senador Cyro Miranda (PSDB-GO), vai apresentar projeto de lei para regulamentar o funcionamento das universidades, faculdades e seus cursos. Ele disse que a qualidade do ensino superior vem caindo, o que exige medidas para cobrar resultados satisfatórios das instituições.

O senador discutiu, nesta quinta-feira (8), a avaliação e a excelência do ensino superior no Brasil, a internacionalização da educação superior e a autonomia e reforma universitária em reunião com a secretária executiva do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), Fernanda Póvoa, e o secretário da CE, Júlio Ricardo Borges Linhares.

Cyro Miranda disse que a queda da qualidade acontece tanto nas faculdades particulares como nas públicas. No entanto, observou, as críticas recaem especialmente sobre as particulares e nem sempre as instituições são punidas.

O projeto de regulamentação do ensino superior, explicou o senador, vai exigir a transparência dos exames aplicados pela instituição a seus alunos. Serão estabelecidas metas de aprovação dos alunos ao longo do curso, além de metas de aprovação em exames de proficiência e de ordem, que, se não forem atingidas, poderão acarretar a suspensão do vestibular e até o fechamento da faculdade.

A minuta do projeto de lei, informou o presidente da CE, será elaborada a partir das contribuições dos participantes do Fórum de Reitores do Crub, a ser realizado nos dias 29 e 30 deste mês, em Aracaju. O tema do fórum é "Plano Nacional de Educação: Expansão da Educação Superior com Qualidade - Desafios e Perspectivas". O senador Cyro Miranda disse ser oportuno discutir o assunto neste encontro, pois o ministro da Educação, Aloizio Mercadante participará do fórum.

Para a secretária executiva do Crub, o apoio do Senado é indispensável para os processos de educação no Brasil. Fernanda Póvoa informou que o Crub vem discutindo o tema em audiências na Câmara dos Deputados e pretende fornecer subsídios à CE para a elaboração do projeto de regulamentação das universidades e faculdades.

Em sua avaliação, a baixa qualidade da educação básica contribui para os problemas da educação superior. O Crub, informou, apresentou ao Ministério da Educação, em março deste ano, proposta de parceria entre o governo e as universidades para melhorar a educação básica e, assim, atingir as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) até 2020. Entre elas, ressaltou, há projetos de tutoria, de qualificação de gestores e melhoria da estrutura do ensino.



08/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cyro Miranda avalia que WorldSkills é oportunidade para ampliar ensino profissionalizante

Cyro Miranda critica proposta de mudança na avaliação do ensino médio

Cyro Miranda critica projeto que regulamenta incentivos fiscais para produtos importados

Comissão aprova projeto transferência da gestão do ensino superior para o MCT

Inscrições abertas para que instituições de ensino superior participem do Projeto Rondon

Aprovado projeto que institui a freqüência mínima de 75% para aprovação no ensino superior