Dados sobre Aquicultura farão parte de pesquisa do IBGE
O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, e a presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Wasmália Socorro Barata Bivar, vão assinar, nesta quarta-feira (25), acordo de cooperação para que a produção aquicola nacional seja considerada nos levantamentos da Pesquisa Pecuária Municipal (PPM), que é realizada anualmente pelo órgão em todo o território nacional.
Atualmente a PPM destina-se a fornecer informações sobre os efetivos das espécies animais criadas, como também dados sobre as produções de leite, lã, ovos de galinhas e de codornas, mel e casulos de bicho-da-seda, em nível de municípios, microrregiões, unidades da federação, grandes regiões e Brasil.
Com o acordo de cooperação, o IBGE passará a considerar na PPM a atividade aquícola dos municípios, em água doce e salgada. O cultivo de pescado é hoje um dos setores mais dinâmicos do agronegócio brasileiro, tendo apresentado crescimento da ordem de 30% em 2011. Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Brasil tem potencial para produzir 20 milhões de toneladas anuais de pescado até 2030. A produção atual é de apenas 1,4 milhão de toneladas/ano.
De acordo com o Ministério da Pesca, o Brasil conta atualmente com aproximadamente 19 mil aquicultores. A ideia é ampliar esse número nos próximos anos, com os estímulos que estão sendo oferecidos pelo Governo Federal para o aumento da produção em propriedades rurais, em reservatórios de hidrelétrica e no litoral.
Ministério da Pesca e Aquicultura
18/10/2013 12:36
Artigos Relacionados
Senadores aprovam emenda de Crivella, que obriga institutos de pesquisa eleitoral a usar dados do IBGE
Democracia examina dados do IBGE sobre educação
IBGE lança livro com dados detalhados sobre o Brasil
Censo do IBGE 2010 vai coletar dados sobre línguas indígenas
IBGE divulgará pela 1ª vez dados sobre o consumo alimentar de jovens e adultos
Paim destaca dados do IBGE para defender acordo sobre salário mínimo