Dados sobre educação superior são liberados para consulta



Estão disponíveis para consulta na internet os microdados e a sinopse estatística do Censo da Educação Superior de 2012.

Na comparação com 2011, o levantamento aponta aumento de 4,4% no número de matrículas na educação superior. Em 2012, o total de matriculados ultrapassou a marca de 7 milhões de estudantes.

Enquanto o número de matrículas nas instituições públicas cresceu 7%, o aumento na rede particular foi de 3,5%. "Os números apontam a forte expansão que tem ocorrido na educação superior brasileira", afirma o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa.

Os 7.037.688 de estudantes matriculados em cursos de graduação no Brasil estão distribuídos em 31.866 cursos, oferecidos por 304 instituições públicas e 2.112 particulares. O total de estudantes que ingressaram na educação superior em 2012 chegou a 2.747.089. O número de concluintes, a 1.050.413.

As estatísticas do Censo, realizado anualmente pelo Inep, oferecem informações sobre ingresso, matrícula, concluintes, vagas e dados de financiamento estudantil, entre outras.

Os dados subsidiam o planejamento e a avaliação de políticas públicas, além de contribuir para o cálculo de indicadores de qualidade, como o índice geral de cursos (IGC).

Fonte:
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira



30/10/2013 15:22


Artigos Relacionados


Inep prorroga prazo para envio de dados do Censo da Educação Superior

Universidades terão até dia 13 para enviar dados do Censo da Educação Superior 2010

Coleta de dados do Censo da Educação Superior tem novo cronograma

Instituições ainda podem informar dados do Censo da Educação Superior

Siga Brasil faz consulta pública para montagem de banco de dados sobre meio ambiente

PRESIDENTE DO SENADO REVELA DADOS SOBRE ENSINO SUPERIOR