PRESIDENTE DO SENADO REVELA DADOS SOBRE ENSINO SUPERIOR
O presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, pediu hoje (dia 26)a transcrição nos Anais da Casa de dados que comprovam a inferioridade da Bahia com relação a alunos matriculados no ensino superior por mil habitantes. Ele disse que seu estado - o quarto mais populoso do Brasil - só ganha, nessa comparação, do Piauí e do Maranhão.
- Enquanto a média nordestina para os estados é de 6 matriculados por mil habitantes, a média da Bahia é de 3,9. No que tange às capitais, a média nordestina é de 19, enquanto a de Salvador - quarta maior região metropolitana do país - é de 15,57 - constata o levantamento apresentado pelo presidente do Senado.
Conforme o texto, capitais como Recife e João Pessoa possuem quase o dobro da média de alunos matriculados de Salvador. Outra informação: na relação oferta x demanda de vagas para o ensino superior, a Bahia ocupa o antepenúltimo lugar do Nordeste.
Como uma média de 40 mil alunos concluem anualmente o segundo grau na Bahia, em virtude da reduzida oferta de vagas em cursos superiores, só em 1996 estimava-se que 12 mil estudantes sairiam do Estado para fazer o vestibular em outras capitais.
O documento revela também que a Bahia possui apenas 3% do total dos alunos matriculados em cursos degraduação universitária, quando São Paulo tem matriculados 33% do total, seguido do Rio de Janeiro, com 12%, e Minas Gerais, com 9%.
Defensor do reconhecimento da instituição Faculdades Salvador (Facs) como universidade, o presidente do Senado entregou também à Mesa dados segundo os quais ela já funciona há 25 anos, opera 12 cursos de graduação e oito de pós-graduação lato sensu, atendendo a aproximadamente 3.500 alunos.
26/08/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Instituições de ensino superior iniciam envio de dados para o censo
Cristovam recebe presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior
CARLOS PATROCÍNIO REVELA DADOS SOBRE O SUS
Dados sobre educação superior são liberados para consulta
Mapeamento revela dados inéditos sobre uso e cobertura da terra da Amazônia
HELOÍSA HELENA REVELA DADOS SOBRE DEPENDÊNCIA DE ÁLCOOL E FUMO