DAEE prepara canalização do Rio Baquirivu-Guaçu em Guarulhos



Serão investidos R$ 3,5 milhões no projeto que inclui dois piscinões

O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) contratou uma empresa para elaborar os projetos executivos para canalização de 19 quilômetros do Rio Baquirivu-Guaçu, em Guarulhos, no trecho entre a divisa de Guarulhos com Arujá e a foz no Rio Tietê, próximo à rodovia Hélio Smidt (acesso ao Aeroporto Internacional de Cumbica). O Governo do Estado vai investir R$ 3,5 milhões nos projetos que incluem também dois piscinões: RBA-03, com capacidade para 220 mil m³ de águas das chuvas; e RBA-05, com capacidade para 690 mil m³.

Com 163 quilômetros quadrados, a bacia hidrográfica do Rio Baquirivu-Guaçu está localizada nos municípios de Arujá e Guarulhos e é uma das regiões da Grande São Paulo que vem sofrendo nos últimos anos, um acelerado processo de desenvolvimento e ocupação crescente e desordenada. A intensificação no processo de urbanização e conseqüente impermeabilização do solo da bacia vêm agravando o problema das inundações do Rio Baquirivu-Guaçu e afluentes.

O piscinão RBA-03 será construído na margem direita do Rio Baquirivu-Guaçu, entre as ruas Prado e João Ranieri, no bairro Bonsucesso. O piscinão RBA-05 também está previsto na margem direita do Rio Baquirivu-Guaçu, entre o rio e a rua da Cerâmica, cerca de 180 metros acima da foz do Ribeirão das Lavras, próximo ao aeroporto de Cumbica.

Do DAEE



01/01/2012


Artigos Relacionados


DAEE inicia canalização do córrego Taboão no ABC

Daee inicia fase de canalização de córrego em Taboão da Serra

DAEE contrata canalização de Trecho do Córrego Três Pontes

SP prepara canalização do Ribeirão Vermelho, em Osasco

Daee prepara projetos de núcleos que compõem Parque Várzeas do Tietê

Canalização de córrego em Poá combate enchentes na região