DAEE usa novos equipamentos para desassorear o Tietê



Obra seão realizadas no trecho localizado entre a Barragem da Penha e a foz do rio Pinheiros

O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) deverá colocar em operação nos próximos dias 2 novas barcaças, 2 rebocadores e uma plataforma no serviço de desassoreamento do rio Tietê. Os novos equipamentos vão trabalhar no trecho localizado entre a Barragem da Penha e a foz do rio Pinheiros. As novas barcaças têm capacidade para transportar, respectivamente, 150 e 130 metros cúbicos de sedimentos em cada viagem.

O Governo do Estado está investindo R$ 107,6 milhões no serviço de limpeza e desassoreamento de 41 quilômetros do rio Tietê, dividido em dois lotes: do lago da barragem Edgard de Souza, no município de Santana de Parnaíba, ao Cebolão; e da foz do rio Pinheiros à barragem da Penha. O trabalho começou em maio deste ano e o contrato em andamento prevê a remoção de 2,7 milhões de metros cúbicos de sedimentos depositados no fundo do canal. Desde setembro o serviço é realizado durante as 24 horas do dia.

O grupo responsável pelo trabalho no Lote 1 (Edgard de Souza-Cebolão) mantém atualmente em operação 2 plataformas flutuantes, com escavadeiras hidráulicas; 3 barcaças de transporte e 3 rebocadores; e deverá colocar em operação nos próximos 60 dias mais 2 barcaças, com capacidade para 150 metros cúbicos cada, 1 plataforma de escavação e 2 rebocadores.

O grupo responsável pelo Lote 2 (foz do rio Pinheiros-barragem da Penha) mantém 7 barcaças, 7 rebocadores e 6 plataformas flutuantes e já está programando o início de operações de mais 1 barcaça, 1 plataforma de escavação e 2 rebocadores. A barcaça já chegou e aguarda apenas a liberação da Marinha para começar a operar.

Do DAEE



12/15/2011


Artigos Relacionados


Daee inicia licitação para paisagismo nas margens do rio Tietê

DAEE prorroga prazo para cadastramento de usuários de recursos hídricos na bacia do Alto Tietê

Daee promoverá desassoreamento do rio Tietê

Daee estimula reprodução de peixes no rio Tietê

Daee retira 500 m³ de entulho por mês das margens do Tietê

Daee investirá R$ 40,7 milhões na limpeza do rio Tietê